Ribeirão Preto ganha Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar
Evento que anunciou a vinda do Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar para a cidade

Ribeirão Preto ganha Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar

Lançamento ocorreu durante a Agrishow e trata-se de uma parceria entre FAESP, SENAR e CNA

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), trará para Ribeirão Preto um Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar.

O local funcionará no Centro de Treinamento do SENAR/SP, já que a cidade é um grande polo produtor e tecnológico da cana-de-açúcar. A previsão é de que comece a funcionar em até dois anos, o Centro irá reforçar ainda mais essa posição.

“A ciência é, na verdade, a virtude humana de colocar o conhecimento à disposição da tecnologia para gerar o bem-estar e, ao mesmo tempo, tornar a vida mais feliz. Este Centro vai ao encontro do momento precioso que vivemos no Brasil, o desafio que o país tem em manter a vida estável no planeta. Ribeirão Preto agradece o presente que está recebendo hoje”, disse o prefeito Duarte Nogueira.

Os Centros de Excelência são unidades de ensino do SENAR, organizados por cadeia produtiva, que formam uma rede integrada de ensino responsável pela tarefa de disseminar o conhecimento, nacionalmente. Além de contribuir para a competitividade e o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro, promove o desenvolvimento econômico e social da região, com geração de emprego e renda.

“Cabe a nossa instituição, colocar e devolver ao produtor rural do Brasil, o conhecimento e aplicação de tecnologia. Por isso, estamos colocando os Centros de Excelências, estabelecidos por cadeias produtivas. Teremos em cerca de R$ 3 milhões investidos anualmente em capacitações, tecnologia e pesquisa para manter o Centro e trazer o resultado ao produtor, que é o conhecimento da tecnologia colocada no campo”, explicou Daniel Carrara, diretor-geral do SENAR Nacional.

Estrutura do Centro

Dividido em oito blocos modulares, o Centro de Excelência contará com uma infraestrutura moderna, projetada para garantir conforto e acessibilidade às atividades educacionais, de forma sustentável. Será dotado de salas de aula, laboratórios de informática, laboratórios didáticos, biblioteca, área de convivência, auditório, pavilhão multiuso para aulas práticas, entre outros espaços.

Já no Centro de Excelência em Cana-de-Açúcar, os cursos de educação profissional ofertados pelo SENAR apresentarão um itinerário formativo, para que os estudantes percebam as possibilidades de trilhar uma trajetória de educação profissional, organizando-se para participar desde as qualificações até a graduação tecnológica. Nesse formato, as pessoas podem ampliar os conhecimentos e a escolaridade em uma evolução gradual.

*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto 


Foto: Divulgação Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: