Ribeirão Preto ganha parque de presente de aniversário

Ribeirão Preto ganha parque de presente de aniversário

Parque Fernando de Freitas Monteiro da Silva será reestruturado pela Multiplan com investimento de RS 2 milhões

Um novo parque com 75 mil metros quadrados na zona sul da cidade. Este é o presente que Ribeirão Preto vai ganhar da Multiplan – controladora e administradora do RibeirãoShopping e do Shopping  Santa Úrsula –  em seu 159º aniversário, comemorado nesta sexta-feira, 19 de junho.

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, dia 18, no Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura Municipal. A previsão é que o local seja revitalizado e entregue à população até o final deste ano. “Neste aniversário de 159 anos, estamos presenteando a cidade com uma nova área de convivência e lazer”, declarou o superintendente do RibeirãoShopping, Felix Diez . “Fazer um investimento de R$ 2 milhões pensando no bem-estar da população é a maneira da Multiplan agradecer a parceria que temos com a cidade ao longo de tantos anos”, completou.

O Parque Fernando de Freitas possui 50 mil metros quadrados de área de vegetação e cerca de 25 mil metros cobertos por uma série de três lagos artificiais interligados. Um dos destaques das obras de revitalização será a implantação de uma pista interna de corrida e caminhada com mais de 1.500 metros de extensão e três metros de largura, que será a maior do gênero na cidade.

O projeto de reestruturação inclui também a construção de quatro praças de convivência, criação de três portarias para controle de acesso e segurança e a instalação de passarelas de material ecológico para facilitar a interligação e o uso do espaço.

Os investimentos também envolvem a recomposição das telas que cercam o local bem como do calçamento existente em todo o entorno. A iluminação interna será toda feita com lâmpadas de led de luz branca, com menor consumo de energia, reforçando a preocupação do projeto com a sustentabilidade.

As três novas entradas serão construídas utilizando madeira para proporcionar equilíbrio entre o aspecto visual e o meio-ambiente.

A revitalização inclui ainda um cuidadoso projeto paisagismo que irá envolver a troca de 40 mil metros quadrados de grama e a utilização de espécies de plantas aquáticas. A atual cobertura verde, com árvores de médio e grande porte, será ampliada utilizando árvores nativas da região como o Ipê Amarelo, Sibipirunas e Acácia Imperial. Flores, como as diversas espécies de jasmim, irão contribuir com aspecto visual do parque.

Nas praças, serão instalados bancos de material ecológico e antivandalismo e pérgolas com primaveras amarelas, brancas e roxas para proporcionar beleza e conforto térmico para descanso, leitura ou contemplação.

Assinado pelo escritório All Desing, de Eduardo Salata Orsi e Maitê Orsi, o projeto arquitetônico prevê espaço para a instalação de uma academia ao ar livre, já que um dos objetivos do Parque é incentivar a população a desfrutar dos espaços de convivência da cidade. Obedecendo os mesmos horários de funcionamento dos demais parques públicos da cidade, o parque do bairro Nova Aliança será um convite para a população que busca qualidade de vida e esportes ao ar livre.

Revide On-line

Fotos: Ibraim Leão

Compartilhar: