Ribeirão Preto já registou 222 focos de incêndio neste ano, aponta Inpe
De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Meio Ambiente, que provocar queimadas sem a devida autorização é ilegal

Ribeirão Preto já registou 222 focos de incêndio neste ano, aponta Inpe

Na região metropolitana, o local com maior incidência de fogo é Morro Agudo, com 374 focos neste ano

Ribeirão Preto já registrou 222 focos de incêndio até o momento, em 2019. Os dados são do Programa de Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

De acordo com o observatório, a cidade da região metropolitana com maior quantidade de focos em queimadas é Morro Agudo, que registrou 374 pontos de fogo desde o dia 1º de janeiro. Em seguida vem Sertãozinho, com 285 incêndios registrados.

Ambas aparecem na frente da capital São Paulo, que teve 284 casos. Altinópolis e Mococa registraram 235 e 222 focos de incêndio neste ano, respectivamente.

Leia também:

Ribeirão Preto registrou dois focos de queimada por dia em agosto

Bombeiros apagam fogo em terreno na Zona Sul de Ribeirão Preto

Canavial da Rodovia Anhanguera pega fogo em Ribeirão Preto

Incêndio atinge parte da mata Santa Tereza em Ribeirão Preto

Incêndio de grandes proporções atinge margem do Rio Pardo em Ribeirão Preto

Incêndio atinge Fazenda Experimental, na zona Oeste de Ribeirão Preto


Ocorrência de incêndio é registrada no bairro Jardim Nova Aliança, em Ribeirão Preto

Os dados do Inpe são embasados em imagens de satélite e representam diversos tipos de queimadas, desde incêndios em plantações e matas, até fogo em terrenos urbanos. As três cidades do estado paulista com maior quantidade de queimadas são: Barretos (622 registros), Castilho (562 registros) e Colômbia (546 registros).

A poluição do ar em ambientes externos provoca a morte de mais de 50 mil pessoas por ano no Brasil. Este é um dos grandes desafios na saúde pública no país, segundo novo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizado no final de 2018.

Com o aumento das queimadas, a A OMS relaciona a poluição a vários problemas de saúde - câncer do pulmão, acidente vascular cerebral, isquemia cardiovascular e infecções agudas do sistema respiratório inferior, como pneumonia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que provocar queimadas sem a devida autorização é ilegal. Para combater a prática, foi criada pelo estado a Operação Corta Fogo, que tem como objeto prevenir, controlar, monitorar e combater o fogo em vegetações dos municípios e áreas do estado.

Leia também:
Governo suspende a prática de queimadas em todo o país por 60 dias


Foto: Julio Sian

Compartilhar: