
Ribeirão Preto terá ampliação de mais de 12 mil pontos de iluminação
Faixas de pedestres e ciclovias também terão iluminação específica; trocas devem começar ainda em 2023
A partir do final do ano, com a implantação Parceria Público-Privada (PPP), Ribeirão Preto contará com mais 12.751 pontos com lâmpadas de Led, iniciando, assim, uma nova fase na iluminação pública. Além destes, outros 83.132 pontos também terão as lâmpadas substituídas. Dentre os locais estão avenidas, ruas e praças de todas as regiões da cidade.
A equipe técnica da prefeitura em parceria com a Caixa, responsável pelo projeto da PPP, fez o levantamento dos locais seguindo os avanços da Norma 5101, que determina os requisitos para a implantação de iluminação pública, garantindo o reconhecimento mútuo entre as pessoas, segurança no tráfego de pedestres, correta visualização de possíveis obstáculos, dentre outras regras.
Além dos locais citados, as faixas de pedestres também receberão iluminação específica, totalizando 3.028 pontos, seguindo as exigências de atendimento ao índice de iluminância vertical. O mesmo será exigido em relação aos 2.107 pontos de ciclovias e ciclofaixas na cidade.
Com um valor total de mais de R$ 297 milhões, o leilão que define a empresa responsável pela execução do serviço de iluminação será realizado nesta sexta-feira, 7 de julho, na Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo.
“Nós vamos fazer um processo de desenvolvimento, modernização e extensão, delegando à iniciativa privada a total demanda de todo esse tipo de serviço, desobrigando o poder público a essas tarefas”, disse o prefeito do município, Duarte Nogueira (PSDB).
Foto: Freepik (imagem ilustrativa)