Saúde de moradores da comunidade da Locomotiva preocupa
Água chegou ao nível do joelho de vários moradores, que precisaram sair das suas casas

Saúde de moradores da comunidade da Locomotiva preocupa

Administração Municipal promete realizar ação especial para habitantes da região atingida pelas enchentes

Na comunidade da Locomotiva de Ribeirão Preto, a mais afetada pelas chuvas, a enchente que cobre as vias de acesso do local pode prejudicar a saúde dos moradores. Desde o final da madrugada desta quarta-feira, 24, a água atingiu alto nível, invadindo casas das famílias que vivem no local.

Quem vive ali teve de andar com a água até o joelho para conseguir se locomover fora dos barracos. Mas, segundo os bombeiros, essa água é suja e prejudicial para a saúde.

Garoto caminha pela água contaminada na Comunidade Locomotiva

A dona de casa Maria de Rosária da Costa, de 62 anos, é natural do Estado do Maranhão, no Nordeste, mas vive ao lado dos filhos, há cinco anos, em Ribeirão. Ela teve a casa alagada nesta manhã.

“Atingiu tudo. Meus vizinhos, por exemplo, já até saíram daqui, pois não têm condições de ficar. Só duas casas não tiveram água dentro, mas não falta nada para entrar. Não deu nem tempo de respirar, nós estávamos nos recuperando da última semana e a natureza agiu novamente”, afirma.

Segundo ela, nessa terça-feira, 23, equipes da prefeitura foram até o local para fazer a limpeza. “Eles vieram e limparam as ruas aqui da comunidade, mas hoje novamente a chuva voltou. O pessoal tem perdido tudo. A gente ganha alguns colchões, roupas e alimentos, mas, com a água, perdemos novamente”, diz.

Leia mais:
Chuva volta a causar estragos em Ribeirão


Na última semana Rosária, como é conhecida, foi obrigada a andar na enchente por várias vezes e, por conta disso, sente coceiras pelo corpo. Ela acha que não há saída, mas gostaria que algo fosse pensado para evitar este problema.
 
Rosária perdeu tudo pela segunda vez em uma semana

O Portal Revide entrou em contato com a prefeitura sobre as questões de higiene e saúde dos moradores da comunidade. A Secretaria Municipal da Saúde informou que já está programando uma ação para atender a população do local ainda nesta semana, assim que a situação estiver melhor, para que os profissionais possam entrar no bairro e fazer os atendimentos.


Fotos: Pedro Gomes

Compartilhar: