Segunda unidade do “Bom Prato” segue sem data para inauguração em Ribeirão Preto
Local já foi confirmado pela USP, resta apenas a elaboração do contrato

Segunda unidade do “Bom Prato” segue sem data para inauguração em Ribeirão Preto

Distância entre o terreno em que será construída a segunda unidade do Bom Prato e o Hospital das Clínicas é de cerca de 1 km

A segunda unidade do restaurante popular “Bom Prato”, em Ribeirão Preto, segue sem data para inauguração. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 18, em coletiva na sede da Prefeitura do Campus da Universidade de São Paulo (USP).

Mesmo sem uma data, o local para a construção do restaurante foi confirmada. O terreno, na Avenida Lucas Nogueira Garcez, no Jardim Paiva, fica a cerca de 1km do Hospital das Clínicas.

Segundo a professora Margaret de Castro, presidente do Conselho Gestor do Campus e diretora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), as negociações com a Prefeitura avançaram de maneira satisfatória, faltando apenas a elaboração do contrato de cessão do terreno.

A área de 600 m² será doada pela Universidade sem nenhum tipo de custo ou contrapartida para o município. “Desde que seja respeitada a função social do prédio que é atender a população mais carente”, salientou Margaret.

Para que a Prefeitura possa dar início ao processo licitatório para a escolha de uma empresa para construir o local, resta a elaboração e assinatura do contrato de cessão com a USP. Ambos, ainda sem previsão.

Confira o local previsto para a construção:

Trajeto

A distância entre o terreno que será construída a segunda unidade do Bom Prato e o Hospital das Clínicas é de cerca de 1 km. Como o restaurante é um espaço público, poderá ser utilizado por qualquer pessoa. Por isso, os responsáveis pelo terreno acreditam que ele deverá ser muito utilizado por moradores de áreas carentes do Jardim Paiva e adjacências.

Ademais, até o momento não há um projeto de transporte público que saindo do HC até o Bom Prato. Segundo o superintendente do HC, Benedito Maciel será necessário realizar um estudo de quantas pessoas atendidas pelo hospital utilizarão o Bom Prato.

Maciel explica que quase metade dos cerca de 9 mil pacientes atendidos diariamente pelo HC são de pessoas de fora de Ribeirão Preto. Em média, de acordo com o superintendente, os atendimentos no hospital levam 1h30.

 Em posse desses dados, a Universidade poderá fazer um estudo, após o início das atividades do Bom Prato, se há ou não necessidade de se disponibilizar transporte para o local.

“Muitos ônibus de outras cidades ficam estacionados próximos do local onde será o Bom Prato. Como as pessoas de fora de Ribeirão tendem a passar mais tempo aqui, podemos estudar a possibilidade dos próprios ônibus das cidades levarem essa pessoas até o local”, sugere Maciel.

Novela

As negociações para a instalação da segunda unidade do Bom Prato em Ribeirão Preto se arrastam desde o início de 2017. Todavia, o governador João Doria (PSDB) anunciou que o restaurante será inaugurado no primeiro semestre de 2020.

Ao menos três locais já foram cogitados para receberem o restaurante. Um no Jardim Monte Alegre, que foi descartado pela distância e o segundo na Avenida Lucas Nogueira Garcez, no Jardim Paiva, que é considerado o “ideal”.

Quando tudo parecia encaminhado, um “empresário misterioso” se dispôs a construir o restaurante na Rua Capitão Pereira Lago. Porém, desistiu pouco tempo depois, fazendo com que as negociações voltassem ao endereço no Jardim Paiva.


Fotos: Divulgação

Compartilhar: