Tragédia na gruta de Altinópolis completa 10 dias
Desmoronamento de parte da Gruta Duas Bocas, em Altinópolis, deixou nove mortos

Tragédia na gruta de Altinópolis completa 10 dias

Acidente é investigado pela delegacia do município. Os sobreviventes e o dono da escola de treinamento de bombeiros civis já prestaram depoimento

Nesta quarta-feira 10, completa 10 dias da tragédia que matou nove pessoas na Gruta Duas Bocas, em Altinópolis O acidente aconteceu na madrugada do dia 31 de outubro, quando um grupo de 28 pessoas – incluindo instrutores e bombeiros civis – fazia um curso de treinamento no local. Na ocasião, chovia muito e houve um desmoronamento na gruta, deixando os nove mortos e sete feridos. Dois alunos estão internados.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou, que o caso segue em investigação por meio de inquérito policial instaurado pela Delegacia de Altinópolis. “As oitivas prosseguem com o intuito de auxiliar no esclarecimento dos fatos. Detalhes serão preservados para garantir autonomia ao trabalho policial”, declara o órgão.

Em uma publicação em suas redes sociais, a escola Real Life, responsável pelo treinamento na gruta, afirmou que os sobreviventes prestaram depoimento na Delegacia de Altinópolis na última sexta-feira, 5. O empresário Sebastião Abreu, dono do centro de treinamentos, também prestou depoimento no mesmo dia. “Vale ressaltar que as vítimas que estão no hospital foram resgatadas, retiradas do soterramento, pela equipe sobrevivente”, informa a escola em outra publicação.

Também procurada pela reportagem, a Real Life não respondeu as perguntas e passou o contato do advogado. Assim que ele der um retorno, o texto será atualizado.

Já a Prefeitura de Altinópolis não divulgou novas notas à imprensa. Na última, do dia 3, o gabinete do prefeito ressaltou que o treinamento era de responsabilidade da Real Life e que o município não tinha conhecimento da realização do curso. A escola é de Ribeirão Preto, não possuindo cadastro em Altinópolis. A nota ainda detalha que a prefeitura aguarda a apuração dos fatos para a adoção de eventuais medidas que entendem como pertinentes.

Por conta da tragédia, a Gruta do Itambé está temporariamente fechada para visitação desde o último dia 2. Em outra nota, a prefeitura explica que a Gruta Duas Bocas, onde aconteceu o acidente, é de uso particular e não é vista como ponto turístico da cidade. Por conta disso, a Defesa Municipal interditou a propriedade particular no ponto que dá acesso à gruta, para evitar que novos acidentes aconteçam.

No último domingo, 7, foi realizada uma missa de sétimo dia no Santuário Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais, em memória dos bombeiros civis da cidade que morreram no desabamento da gruta.

Vítimas

Entre as nove vítimas, seis eram de Batatais, uma de Monte Santo de Minas, uma de Sales de Oliveira e uma de Altinópolis. Veja a lista com os nomes abaixo:

Batatais
Celso Galina Junior
Jenifer Caroline da Silva
José Cândido Messias da Silva
Elaine Cristina de Carvalho
Rodrigo Triffoni Calegari
Jonatas Ítalo Lopes

Altinópolis
Natan de Souza Martins

Monte Santo de Minas
Débora Silva Ferreira

Sales Oliveira
Ana Carla Costa Rodrigues de Barros


Foto: Divulgação

Compartilhar: