UPA Norte deve ser entregue em agosto, afirma Prefeitura de Ribeirão Preto

UPA Norte deve ser entregue em agosto, afirma Prefeitura de Ribeirão Preto

Previsão inicial de entrega da unidade de pronto atendimento era junho de 2015

A prefeitura de Ribeirão Preto informou na quarta-feira, 15, a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte para o início do mês de agosto. A obra teve início em 2014, na gestão da ex-prefeita Dárcy Vera, e possuía previsão inicial de entrega para junho de 2015.

A obra acompanhou um momento de crise nacional e, em específico, de Ribeirão Preto. Com poucos recursos, a obra atrasou e foi paralisada em 2016, com 60% do serviço entregue. Ao assumir o cargo, em 2017, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) garantiu que a obra seria entregue. Enfrentando dificuldades com a burocracia e problemas de caixa, a atual gestão também enfrentou atrasos.

Em novembro de 2019 foi realizada uma nova licitação e a Atlântica Construções foi a empresa escolhida para dar continuidade às obras pelo valor de R$ 1,9 milhão.

“Vinte e uma unidades municipais de saúde já passaram por reforma desde 2017. Em agosto, será entregue e colocada em funcionamento a UPA Norte, localizada no Simioni, que atenderá uma população estimada em 200 mil pessoas”, disse o prefeito Duarte Nogueira.

A UPA atenderá a região formada pelos bairros Quintino Facci, Simioni e adjacências. O prédio comportará leitos de retaguarda, sala de medicação, inalação adulto e infantil, curativos, Raio-X, eletrocardiograma, sala para serviço social, duas salas para classificação de risco, quatro consultórios pediátricos e cinco para clínica médica.

A unidade também terá farmácia, arquivo e dois quartos para isolamento, área para ambulância, sala de urgência, sala de higienização, setor de pronto atendimento, quatro consultórios adultos com sala de observação e posto de enfermagem, quatro consultórios infantis com sala de observação e posto de enfermagem, salas para direção, administração, reuniões, refeitório, copa, área para armazenagem de materiais, instalações para o SAMU e instalações para depósito de resíduos.

“A UPA Norte terá também laboratório de análises clínicas e equipamento de ultrassom de emergência, inovação adotada em unidades de emergência de países da Europa e América do Norte, onde o próprio médico emergencialista faz o ultrassom do paciente, diminuindo o tempo de diagnósticos, que passam a ser mais rápidos e mais aprimorados”, complementou Nogueira.

Leia mais:

Testes da vacina contra o coronavírus em Ribeirão devem começar na próxima semana
 


Foto

Compartilhar: