USP procura voluntários cantores para investigar ansiedade

USP procura voluntários cantores para investigar ansiedade

Os voluntários participarão de experimento com ocitocina e substância placebo, administrados por via nasal

Com o objetivo de avaliar os parâmetros clínicos e efeitos da administração aguda de ocitocina, a Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto procura voluntários para participar de uma pesquisa com homens com idade entre 18 e 42 anos, que tenham experiência mínima de três anos com o canto.

A solicitação é do Laboratório de Investigação de Voz e Fala da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, que fará um estudo com o tema ‘Ansiedade e voz cantada: parâmetros clínicos e efeitos da administração aguda de ocitocina em homens’.

Os voluntários participarão de experimento com ocitocina e substância placebo, administrados por via nasal, para verificar possível influência na redução dos sintomas de ansiedade. Cada participante vai realizar duas sessões com duração de duas horas cada uma.

Segundo a pesquisadora, Vannesa Espitia Rojas, os voluntários precisam realizar apresentações musicais mais de uma vez por mês para participar do estudo, pois o hormônio ocitocina que será analisado é produzido principalmente pelo hipotálamo na voz de cantores homens em situação de ansiedade.

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (16) 3315-0592.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: