USP Filarmônica apresenta concerto de Dom Quixote com participação do Ballet da ALMA
Evento acontece nesta terça-feira

USP Filarmônica apresenta concerto de Dom Quixote com participação do Ballet da ALMA

Espetáculo acontece nesta terça-feira, 24 de outubro, às 20h, no Theatro Pedro II e a entrada é gratuita

A USP Filarmônica traz ao palco do Theatro Pedro II, junto com o Corpo Experimental de Ballet da ALMA e Escola de Teatro da ALMA, a obra "O Delírio de Dom Quixote", do primeiro ato do ballet Dom Quixote, de Ludwig Minkus. A apresentação será nesta terça-feira, 24 de outubro, às 20h, com entrada livre e gratuita.



 

A orquestra estará sob regência do Maestro assistente José Gustavo Julião de Camargo, que também fará a direção musical, junto com Lucas Eduardo da Silva Galon. A direção artística é de Marisol Gallo, José Maurício Cagno e de Galon.



 

A obra “Dom Quixote” (1869), composta como música para um ballet livremente inspirado na obra literária de Miguel de Cervantes, tornou-se canônica como repertório de dança, consagrando-se como um exemplo bem-acabado de música sinfônica que dá suporte a um outro tipo de arte, cuja história é dramatizada a partir de coreografias de movimentos corporais.



 

Composta pelo violinista e compositor austríaco Ludwig Minkus, Dom Quixote é peça obrigatória no repertório de corpos de ballet do mundo todo, e tem suas versões mais aclamadas realizadas pelo Bolshoi.



 

Na presente versão, executada e produzida a partir da parceria ALMA-USP, o sonho-delírio do personagem de Cervantes delimita uma montagem do primeiro ato do ballet, emoldurada por inserções cênicas que ressignificam música e dança a partir de um universo dramático, ora cômico e festivo, ora melancólico, mas sempre onírico, do cavaleiro da ‘triste figura’.



 

Este concerto faz parte da série mensal de Concertos USP, uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP-USP), em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos Campi da USP de Ribeirão Preto e São Carlos, e em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto e da Fundação Dom Pedro II.



 

Como sempre nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra recebe o público de forma livre e gratuita, sem necessidade de retirar ingressos. O Theatro Pedro II está localizado no Quarteirão Paulista de Ribeirão Preto, na Rua Álvares Cabral, 370.

 

O concerto da orquestra também será apresentado pela USP Filarmônica na quarta-feira, dia 25 de outubro, às 20h, na Paróquia São Sebastião de São Carlos, que fica na Av. Dr. Carlos Botelho, 2371, no Centro da cidade.



 

USP Filarmônica

 

Fundada em 2011, a USP Filarmônica é formada exclusivamente por estudantes de graduação em seus quadros de bolsistas, cumprindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública, e atuando também com professores, funcionários, ex-estudantes egressos do Curso de Música da USP em Ribeirão Preto e demais artistas

convidados. Rubens Russomanno Ricciardi (maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na direção artística, buscando a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, num contraponto entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita. Além

dos clássicos, a USP Filarmônica se dedica à música brasileira de todos os tempos, em conjunto com as pesquisas do NAP-CIPEM do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Apresenta-se regularmente em suas sedes em Ribeirão Preto e São Carlos, e todos os concertos e recitais de óperas são gratuitos e abertos ao público.



 

Sobre a Alma

 

A ALMA - Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto. Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a

possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção

artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.



 

SERVIÇO

 

USP Filarmônica e Ballet ALMA apresentam Dom Quixote – Theatro Pedro

II

DATA: 24 de outubro, terça-feira

HORÁRIO: 20h

LOCAL: Theatro Pedro II - Rua Álvares Cabral, 370, Centro de Ribeirão Preto

 

USP Filarmônica Dom Quixote – Teatro Municipal de São Carlos

DATA: 25 de outubro, quarta-feira

HORÁRIO: 20h

LOCAL: Paróquia São Sebastião – Av. Dr. Carlos Botelho, 2371, Centro – São Carlos

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: