USP Ribeirão Preto precisa de crianças voluntárias
USP Ribeirão Preto precisa de crianças voluntárias

USP Ribeirão Preto precisa de crianças voluntárias

A avaliação pode detectar possíveis atrasos no desenvolvimento em idade bem precoce, possibilitando uma intervenção rápida

Um estudo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP busca crianças para serem voluntárias. A pesquisa analisa a imaginação relacionada às habilidades de interação social e até ao desenvolvimento as bases da alfabetização. 

Os voluntários precisam ter entre 4 e 7 anos e a avaliação é lúdica. Segundo a doutoranda Renata Valdívia Lucisano, as crianças se divertem durante o processo com brinquedos como caminhão, bonecos, caixa, latas e etc.

Os pais ou responsáveis podem acompanhar e tem duração de 30 minutos. Ainda de acordo com a pesquisadora, a avaliação pode detectar possíveis atrasos no desenvolvimento em idade bem precoce, possibilitando uma intervenção rápida antes de instalação de déficits de aprendizagem no período escolar.

A pesquisa Validade da versão brasileira da Avaliação do Brincar de Faz de Conta Iniciado pela Criança (ChIPPA) de Renata Valdívia Lucisano, doutoranda do Programa de Neurologia/Neurociências da FMRP, tem orientação da professora Luzia Iara Pfeifer.

O contato para se inscrever ou tirar dúvidas é o e-mail [email protected] ou pelo telefone (16) 99791 0608.


Foto: Pixabay

Compartilhar: