Chuva em Ribeirão ultrapassa média histórica de 30 anos

Chuva em Ribeirão ultrapassa média histórica de 30 anos

Em 21 dias, já choveu 8% acima do esperado para o mês de janeiro; Precipitações superam a média histórica dos últimos 30 anos

A quantidade de chuva que atingiu Ribeirão Preto nestes primeiros 21 dias do ano já ultrapassou a média esperada para esse mês, e superou o nível histórico dos últimos 30 anos, de acordo com o meteorologista César Soares, do Clima Tempo.

O especialista afirma que a média dos últimos 30 anos é de 311 mm. Neste ano, esse valor já foi ultrapassado em 8%, com 336,3 mm.  “Estamos sobre influência do El Niño, mas ele não influencia na quantidade de chuva. Ele altera o modo como ela ocorre, em forma de temporais. Além disso, neste ano não temos a presença dos bloqueios atmosféricos que impediam a chuva sobre o Estado de São Paulo durante o verão, que é a estação chuvosa sobre esta área”, aponta o meteorologista.

Soares explica que como não há mais a presença de bloqueios atmosféricos, como nos últimos três anos, a chuva está ocorrendo normalmente, principalmente pela influência do El Niño, em todo Estado de São Paulo.

Ele afirma que a tendência para os próximos meses do verão é de chuva e temperatura perto ou acima da média.

Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: