Alfabetizada aos 83 anos, artista lança livro sobre sua trajetória de vida na região de Ribeirão
O lançamento será realizado neste domingo, 17

Alfabetizada aos 83 anos, artista lança livro sobre sua trajetória de vida na região de Ribeirão

Tetê Brandolim, de 88 anos, já produziu mais de 450 obras que vão desde colagens, desenhos, grafites até painéis colaborativos

A artista Tetê Brandolim, de 88 anos, lançará o livro O Jardim de Tetê – a vida e a arte de Therezinha Brandolim, que conta sua trajetória de vida, neste domingo, 17, Museu Casa de Portinari, em Brodowski. Escrito pela jornalista Maria Zulmira de Souza (filha de Tetê) e pela artista plástica Cristiana Camargo, o livro é mais um dos sonhos que ela realiza.

A obra conta a história, de forma poética, da vida de Tetê, que se alfabetizou aos 83 anos e, desde então, passou a revelar diversos talentos. A artista já produziu mais de 450 obras que vão desde colagens, desenhos, grafites até painéis colaborativos de grande formato.

A ideia do livro foi da própria filha, que percebeu ter uma história e tanto ao seu lado. A publicação reúne mais de 100 obras, além da história de vida da artista.

Tetê Brandolim

Sempre em busca do desejo de ler e escrever, Tetê Brandolim encontrou a educadora Janu Dilourdes Nascimento, que partiu de elementos familiares a ele, para apresentar a palavra escrita.

Após a alfabetização, Tetê ganhou confiança e aumentou sua autoestima. A criatividade aflorou e, em um espaço de seis anos, já são 15 exposições realizadas, entre individuais e coletivas.

Autodidata, ela usa uma técnica única tendo como principal matéria prima a chita, na qual as flores são recortadas e coladas uma a uma recriando jardins multicoloridos. Tetê se aventura também em desenhos, pinturas e grandes formatos.

Apesar da conquista, a artista ainda tem muitos sonhos a serem realizados. "Eu nunca esperei ter uma velhice assim com tantas coisas boas acontecendo. Quero continuar fazendo a minha arte, os meus jardins até o dia que Deus me der força. É o trago de dentro de mim para compartilhar com as pessoas. É minha forma de agradecer pela vida", disse.

Lançamento
Quando: domingo, 17, das 10h às 12h.
Onde: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, em Brodowski).


Fotos: Reprodução Facebook

Compartilhar: