Bosque de Ribeirão Preto adota medidas de proteção aos animais durante o inverno

Bosque de Ribeirão Preto adota medidas de proteção aos animais durante o inverno

Novas técnicas alimentares foram aderidas para oferecer maior conforto aos animais no período de estiagem

O Bosque Municipal Dr. Fábio Barreto vem adotando técnicas de manejo para que os animais não sofram tanto com a diminuição da temperatura ambiente no período de inverno.

Para que os animais se aqueçam, os recintos (primatas, antas, cervos, suçuarana) receberam camas e tocas de feno que, por não conter umidade, permanecem em seu estado natural. A vegetação arbórea também sofreu intervenção para que os raios solares penetrem no interior dos recintos dos animais, fazendo com que a temperatura corpórea permaneça aquecida.

Alguns cuidados especiais também predominam no Setor de Nutrição dos animais silvestres, com a inclusão no cardápio de uma dieta com mais calorias. Entre os nutrientes oferecidos estão o mel e a cana de açúcar, incrementos para melhorar alimentação nesse período de estiagem.

No setor de psitacídeos, os periquitos do encontro amarelo, jandaias, maritacas, papagaios, arara jubas, araras Canindé, vermelha e azul receberam um manejo na nutrição com enriquecimento ambiental.

No período matinal, nas primeiras horas do dia, esses animais recebem bandejas de ração e sementes. A ração extrusada já contém os nutrientes requeridos pelas espécies e sementes numa quantidade menor, como fonte de energia. No período da tarde, frutas e coco seco são colocados estrategicamente no interior do recinto com o objetivo de estimular as aves a buscarem os alimentos, em situação parecida com a de vida livre.

"Como o período de estiagem também é longo, nos preocupamos em oferecer mais frutas no cardápio a fim de hidratar naturalmente os animais", diz Alexandre Gouvêa, zootecnista e chefe do Bosque. "Os peixes e répteis requerem mais atenção, porque a temperatura corpórea desses animais sofre variações de acordo com a temperatura ambiente", conclui Gouvêa.

 

*Com informações da Prefeitura de Ribeirão Preto.


Foto: Giovana Tarozzo

Compartilhar: