Campeões de iô-iô fazem tour em Ribeirão Preto para apresentar brinquedo às novas gerações
Confira o vídeo com acrobacias dos especialistas na modalidade

Campeões de iô-iô fazem tour em Ribeirão Preto para apresentar brinquedo às novas gerações

O grupo fica na cidade até 15 de dezembro; as apresentações acontecem todos os sábados, na Esplanada do Theatro Pedro II

 Wagner Queiroz é o responsável pelo grupo em Ribeirão PretoUm grupo de campeões no iô-iô se reúne até 15 de dezembro, em Ribeirão Preto, para mostrar manobras e trazer de volta o olhar das crianças para brincadeiras desconectadas da tecnologia. Além das visitas em escolas da cidade, os atletas demonstram a modalidade aos sábados, em frente ao Theatro Pedro II, às 11h30.

Wagner Queiroz, responsável pelo grupo, diz que o trabalho dos atletas é gratuito e acontece em todo Brasil. “Nossos profissionais são campeões estaduais da modalidade. Nascidos na região, a cada bimestre eles estão em uma região. Em Ribeirão, aos sábados, no quarteirão paulista, ele sorteiam diversos brindes e estimulam as pessoas a participar das brincadeiras”.

Para Queiroz, em razão da tecnologia, atualmente é um pouco mais difícil conquistar a atenção das crianças. “Mesmo com a dificuldade de competir com os smartphones, a garotada fica fascinada com as manobras que eles fazem no iô-iô. Esse ano já passamos por várias cidades da nossa região e de Minas Gerais”.

Visão do atleta

Nascido em Bebedouro (SP), Agnaldo da Silva afirma que o projeto surge mais como resgate do brinquedo aos pequenos. “Viemos para resgatar essa cultura que está esquecida e incentivar as crianças a saírem das telas dos celulares e computadores em geral”.

Os campeões Paulo Rogério e Elton Lima vêm da cidade de Bauru, a cerca de 210 quilômetros de Ribeirão Preto, e destacam o comportamento das pessoas quando os vêm fazendo acrobacias com o iô-iô. “Quando nos apresentamos para as crianças, elas  gostam muito. Elas lembram do episódio do seriado Chaves, em que eles brincam com o mesmo objeto. Dessa maneira, o iô-iô passa a se tornar mais atrativo e interessante”, fala Rogério.  

Os atletas dizem que para quem quer aprender a manusear e controlar o iô-iô, é importante treinar ao máximo. “Com esforço e prática, a realização das manobras fica ainda mais fácil. Para aprender a fazer depende da criança e de seu talento, mas todos podem tentar. Basta ter o brinquedo”, finaliza Lima.


Foto: Amanda Bueno

Compartilhar: