Consulado de Portugal faz ação para quem deseja regularizar documentação em Ribeirão Preto
Consulado traz para o interior projeto para regularização de documentos, como passaportes

Consulado de Portugal faz ação para quem deseja regularizar documentação em Ribeirão Preto

Nos últimos seis anos, mais de 9 mil brasileiros requisitaram a nacionalidade portuguesa

Fazer o caminho inverso de nossos antepassados tem sido cada vez mais comum. Deixar o Brasil para viver em outros países ganhou adeptos na última década, como mostrou levantamento da Receita Federal, a pedido do Portal Revide, que apontou que aumentou em seis vezes o pedido de ribeirãopretanos para morar fora do País.

Para facilitar um pouco esse processo de transição para quem tem antepassados nascidos em Portugal, o consulado português de São Paulo conta com um projeto que ajuda quem mora no interior do Estado a regularizar os documentos necessários para a mudança, como a emissão de passaporte, por exemplo.

Chamado de Presença Consular, a ação já tem data para chegar em Ribeirão Preto no segundo semestre de 2018: dia 4 de julho, na sede da Associação Comercial e Industrial (Acirp). O projeto visa atender portugueses e descendentes que vivem e trabalham nas regiões mais distantes da capital de São Paulo, diminuindo a necessidade de percorrer grandes distâncias.

Quem se interessar em regularizar a situação deve agendar um horário para o dia programado por meio do site do Consulado Português em São Paulo. Basta entrar em Serviços Consulares, selecionar o serviço desejado e seguir as instruções lá descritas.

Número crescente

De acordo com o Consulado Português, o número de brasileiros e descendentes de portugueses que foram para Portugal em 2017 para trabalhar ou estudar aumentou 50% em relação ao ano de 2016, quando mais de 5,8 mil pessoas requisitaram a permanência no país.

O maior número é referente a estudantes e aposentados, que representam quase 3 mil pessoas desta fatia. Ainda de acordo com o consulado, nos últimos 6 anos, mais de 9 mil pessoas requisitaram a atribuição de nacionalidade portuguesa.

Leia mais:
Conheça 18 universidades de Portugal que aceitam as notas do Enem


Foto: Agliberto Lima - FotosPúblicas

Compartilhar: