Dia do voluntariado: opção auxilia no enriquecimento do currículo
O trabalho voluntário é recomendado para estudantes como uma alternativa para melhorar o currículo, diz pesquisa

Dia do voluntariado: opção auxilia no enriquecimento do currículo

Estudantes em busca do primeiro emprego ou com pouca experiência podem se beneficiar da prática

Celebrado nesta segunda-feira, 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído por lei, visando reconhecer, valorizar e estimular a participação solidária e dedicação espontânea que possam ajudar o próximo e a sociedade. O trabalho não tem fins lucrativos e também não possuí vínculo empregatício, ou seja, não pode substituir postos de trabalho.

Ciente dessa importância, Tiago Mavichian, diretor de uma empresa recrutadora, afirma que a data é, sobretudo, uma oportunidade para organizações de ensino, empresas e entidades privadas incentivarem o trabalho voluntário entre os jovens, destacando-o como ferramenta transformadora, não só da sociedade, mas também da formação de futuros talentos

“Independente da motivação, o jovem que abraça uma causa, se compromete e se engaja com alguma ação social está, mesmo que não saiba, desenvolvendo habilidades extremamente úteis na carreira. Portanto, a ação é, sem dúvidas, muito recompensadora não só do ponto de vista humano, mas também do civismo e, cada vez mais, do profissionalismo e deve ser estimulada por todos os setores”, explica Mavichian. 

Agregando experiência

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) demonstram que os brasileiros entre 14 e 24 anos foram os mais afetados pela redução dos postos de trabalho – com a alta concorrência, quem possui pouca ou, às vezes, nenhuma experiência, se torna menos competitivo e pode ficar à margem do mercado celetista.

Com isso, muitas famílias deixam de investir em atividades enriquecedoras para o currículo dos mais novos. Prova disso é que 30,5% dos jovens deixaram de fazer qualquer investimento na carreira no último ano em razão da falta de recursos financeiros. É o que aponta um levantamento exclusivo realizado pela Companhia de Estágios – consultoria e assessoria especializada em programas de estágio e trainee.

Contudo, a boa notícia é que um estudo realizado justamente com este público apontou o trabalho voluntário como uma alternativa oportuna para melhorar o currículo. Embora a atividade tenha cunho altruísta, as atividades voluntárias agregam valores que a maioria das empresas procuram em seus futuros colaboradores, como por exemplo: proatividade, capacidade de trabalhar em equipe, consciência coletiva e gerenciamento de tempo.


Foto: Pixabay

Compartilhar: