Doutorado em alegria

Doutorado em alegria

Há 14 anos, Expresso do Riso leva alegria e momentos de conforto a hospitais

Pérsio Pereira da Silva e a esposa Cristiane Corpanni Silva entraram para o universo dos palhaços se apresentando para crianças em igrejas. Em 2008, quando Pérsio já trabalhava na área da saúde, surgiu a ideia de levar a alegria circense para os hospitais. Surgia nesse momento o grupo Expresso do Riso. Junto com mais três amigos, Emanuele Pestana, Elton Rocha e Josiane Ferreira, que também atuavam como palhaços, eles deram início ao projeto. O Expresso Riso é um trabalho social, desenvolvido por meio de visitas semanais a pacientes, familiares e profissionais da saúde. O objetivo é levar bem mais que risadas; é entregar minutos de bem-estar, com brincadeiras, piadas, truques de mágica e paródias.  Antes da pandemia, o grupo se encontrava em doze hospitais de Ribeirão Preto. Atualmente, ainda retornando aos poucos, se apresentam em quatro hospitais e aguardam ansiosamente a autorização para retorno, nos demais. Contudo, assim como qualquer outro trabalho, esse também precisa de muita dedicação. “Um dia um rapaz veio fazer nosso curso de doutor palhaço e disse que foi porque nós visitamos seu filho no hospital e, mais de um ano depois, eles ainda se lembravam das nossa brincadeiras” conta Pérsio.

Para atrair e preparar mais voluntários, o grupo oferece o curso de “doutor palhaço”, que atualmente está na 23ª turma. Mais de mil pessoas fizeram o treinamento. “Todo ano tem novas pessoas se voluntariando para esse trabalho, a maioria ou foram visitados ou tiveram contato com nossos doutores nos hospitais”, conta o fundador. O curso oferece dinâmicas em grupos, jogos em duplas, vivências pessoais e improviso. “Os participantes têm atividades que transformam o seu olhar, o tornando mais humano. A experiência, a repetição e o treino constantes, são partes inerentes à metodologia, que tem a observação como fonte de inspiração”, detalha Pérsio. 
Atualmente o grupo conta com uma equipe de seis pessoas, que trabalham na organização do voluntariado, entre eles estão os diretores Pérsio Silva e Cristiane Silva, o administrador Paulo Valente, os coordenadores do voluntariado Daniel Rodrigues e Taís Silva, e Flávio Pereira Gomes no marketing. Além deles, o Expresso Riso possui uma equipe de voluntários que dedicam parte de seu tempo para realizar as visitas nos hospitais. 

RECONHECIMENTO

Pérsio tem guardado o depoimento que recebeu após uma visita e o exibe com orgulho.  “Há um ano minha filha estava internada, por 27 longos dias na UTI. Após receber alta, não comentávamos em família sobre o acontecido, mas perguntamos do que ela se lembrava durante a internação, ela respondeu que recordava do palhaço que fazia a flor sumir quando assoprava a mão dela”.


Ao ler o depoimento Pérsio destaca, o quanto momentos como esse podem mudar a vida das pessoas. “Essa criança ela tinha uns nove anos, tinha contraído a H1N1 e estava na UTI em isolamento. Não entramos na sala, interagimos do lado de fora pela janela. Quando eu recebi este testemunho eu postei, ela não lembrou da dor, não lembrou das mais de 15 injeções que tomava, não lembrou das pessoas que morreram ali ao lado dela! Mas ela lembrou do palhaço! Sabemos da importância deste trabalho, e como pequenas ações podem mudar vidas!”, destaca Pérsio. 

Compartilhar: