Em 2017, morador da região possui coleção de relógios de bolso históricos
Os artefatos representam personalidades que marcaram a história

Em 2017, morador da região possui coleção de relógios de bolso históricos

O metalúrgico João Pedro Gonçalves diz que a ideia de colecionar o objeto surgiu por conta de uma revista que fornecia as peças

O metalúrgico João Pedro Gonçalves, morador da cidade de Barrinha, região de Ribeirão Preto, possui uma coleção de relógios de bolso históricos. Segundo ele, a ideia de iniciar a coleção surgiu por conta de uma revista, que fornecia as peças semanalmente. 

Leia mais.
Volta ao mundo em moedas

Serrazulense possui 825 camisas de futebol

João Pedro Gonçalves é amante da história.“Eu era dono de uma banca de jornal, uma vez ou outra chegavam edições de revistas com coleções incríveis e quando veio o primeiro relógio, logo me surgiu o impulso de começar a colecionar”, diz Gonçalves.

Segundo o homem, de 56 anos, o que mais lhe influenciou foi seu interesse por história. “Já fui professor na área e acho muito legal a ideia de adaptar objetos antigos, que eram essências, para os dias de hoje. Aproveitei a coleção “Gentleman Collection”, da Revista DeAgostini e peguei o máximo que consegui”.

Na coleção, cada relógio representa um momento histórico do mundo, como o relógio de bolso Voltaire - François Marie, que foi um escritor cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Americana.

“É como se eu tivesse uma coleção de ouro, muito valiosa historicamente. Por enquanto pretendo mantê-las, mas, um dia quero entregar para minha filha e assim, meus netos vão poder conhecer um pouco desse nosso processo histórico”, finaliza Gonçalves.


Foto: Daniela Assis

Compartilhar: