10 filmes para assistir e celebrar o Dia Mundial do Rock
10 filmes para assistir e celebrar o Dia Mundial do Rock

10 filmes para assistir e celebrar o Dia Mundial do Rock

O Portal Revide separou 10 produções cinematográficas que têm como pano de fundo o Rock e a história de vida de astros do gênero musical

O Garoto de Liverpool

John Lennon era apenas um jovem inteligente e solitário, mas sonhador que vive pelas ruas da agitada Liverpool, na Inglaterra. Sempre sonhando em ser como o rei Elvis Presley e assim encontrar seu lugar no mundo. Foi no rock and roll, um lugar de dilemas e energia, que o artista encontrou o que procurava. Ao lado de Paul McCartiney, seu parceiro e amigo, conquistaram o mundo em uma história verídica e emocionante.

Tennacius D

O filme é uma ode ao rock and roll. Pelo menos a pureza que os fãs mais ortodoxos e apaixonados pedem do gênero: pois tem muita bebida, mulher e música. A comédia é protagonizada por Jack Black, que assim como em A Escola de Rock, vai em busca de se realizar como rock star, só que por meio de uma palheta “demoníaca”, isso após de ter uma visão de uma das lendas do rock, que é simplesmente Ronnie James Dio. O diabo no filme é interpretado pelo vocalista do Foo Fighters, Dave Grohl.

The Doors, o Filme

A produção tem simplesmente a melhor atuação da carreira do ator Val Kilmer, que não apenas interpretou Jim Morrison, pode-se dizer que ele é o próprio Jim. Na película, o foco principal fica sobre a relação do vocalista do The Doors com a companheira Pamela Courson, interpretada por Meg Ryan. Uma das grandes obras do cinema sobre rock and roll, sem dúvidas, muito digno de Jim Morrison, que nos anos 1960 estudou cinema na Universidade da Califórnia, com nada mais nada menos do que Francis Ford Coppola, que anos depois homenageou o antigo colega em Apocalypse Now, com cenas impressionantes ao som de The End, do Doors..

Detroit Rock City

Quem escuta “Detroit Rock City“, do KISS, mal pode perceber essa realidade que a cidade vive. A música, do álbum Destroyer, foi composta em homenagem a um fã da banda, que morreu em um acidente de carro enquanto ia a um show do KISS. A música foi lançada como single, e fica no lado A do disco. No lado B está “Beth“.

A canção é tão marcante, que influenciou Gene Simmons a produzir um filme homônimo sobre ela. O longa conta a história de quatro adolescentes, de Cleveland,  super fãs do grupo, que sonham em ver o KISS tocando ao vivo, que inclusive formam uma banda cover, a Mistery.

O baterista do Mistery, Jeremy, tem uma mãe muito conservadora, que participa de uma associação contra as músicas do KISS, que os denominam de “cavaleiros a serviço do diabo”. Ela queima os ingressos do show, então os caras embarcam em um Volvo 244 GL em direção a Detroit para tentar arrumar alguma maneira de assistir os ídolos.

A comédia, como é de se esperar de algo produzido pelo baixista do KISS, tem uma ótima trilha sonora, com músicas da própria banda, do AC/DC, Black Sabbath, Van Halen, Ramones e vários outros grupos do bom e velho rock’n’roll.

Rock Of Ages

O Filme é um musical estrelado por Tom Cruise, e tem Catherine Zetta-Jones como uma das personagens principais. A ideia do filme é muito boa, que é mostrar o que é ser um rock star e a busca de jovens artistas por esse objetivo. Como musical sobre o rock, tem uma trilha muito boa, com canções como Paradise City, do Guns’n’Roses, I Wanna Rock, do Twisted Sister, Don’t stop believen, do Journey. Pena que peca pela historinha do casalzinho que se ama, e tem que atravessar por diversas adversidades.

Escola de Rock

Um dos filmes que marcou a carreira de Jack Black não podia ficar de fora dessa lista. Dewey Finn, interpretado pelo ator, é um músico que acaba de ser demitido de sua banda de rock, justamente em um momento de dívidas para o personagem. Cheio de contas para pagar e sem opção, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida, isso sem preparo algum. Com o tempo, Dewey se torna um exemplo para seus alunos, que se juntam ao professor para montar uma banda local. Estrelas como Miranda Cosgrove e Mike White compõe o elenco da trama produzida em 2003.

Jimi: Tudo a meu favor

Um drama baseado na vida de Jimi Hendrix, o filme conta como o "deus da guitarra" deixou Nova York para tentar a vida musical em Londres. E lá, sua carreira decolou. O filme foca no período em que o artista iniciou sua carreira como guitarrista de apoio em clubes de Nova York.

O longa mostra o momento em que Hendrix é descoberto pela modelo Linda Keith, apaixona por música, e na época namorada de Keith Richards, guitarrista do Rolling Stones. A top model o convida para conhecer Richards em Londres, onde a qualidade de Hendrix se destacou com a gravação do clássico "Are you Experienced".

Across the Universe

Across the Universe é uma produção americana de 2007 dirigida por Julie Taymor, de Frida. O filme retrata como era o mundo em 1960, com suas lutas, guerras e paixões, ambientando toda uma época através da obra dos Beatles. Os personagens principais, perdidamente apaixonados, juntos com um grupo de amigos e músicos, se envolvem nos movimentos da contracultura de sua época.

Sid and Nancy

Lançado em 1986, o filme britânico narra a história de vida do polêmico casal Sid Vicious e Nancy Spungen. Ele, ídolo da juventude punk inglesa e baixista da Sex Pistols, e ela uma groupe.

A produção mostra os escândalos e o modo de vida "sexo, drogas e rock'n'roll" que resultaram na precoce morte de ambos.

Não estou lá

O diretor Todd Haynes reuniu Marcus Carl Franklin, Ben Whishaw, Christian Bale, Heath Ledger, Cate Blanchett e Richard Gere para interpretarem o multifacetado Bob Dylan. O filme, no entanto, se baseia nas lendas por trás do artista para formar um narrativa contraditória.


Foto: Divulgação

Compartilhar: