Idosos da Casa do Vovô de Ribeirão Preto recebem festa de Natal
Na festa, idosos receberam presentes e o carinho dos voluntários

Idosos da Casa do Vovô de Ribeirão Preto recebem festa de Natal

Funcionários e voluntários se uniram para ajudar os idosos neste sábado, 21

Idosos atendidos pela Casa do Vovô, em Ribeirão Preto, terão uma semana natalina repleta de surpresas. Isso porque, voluntários e funcionários do lar prepararam não apenas uma, mas três entregas de presentes entre este sábado, 21, e o Natal, na próxima quarta-feira, 25.

Há 46 anos, a Casa do Vovô atende idosos em situação de vulnerabilidade social. Segundo Alex Rodrigues, gestor do local, foi feita uma campanha no Facebook chamada "Carinho de Vô". Nela, os interessados podiam adotar um idoso e doar um presente.

"A campanha foi um sucesso, nós estamos com 88 idosos e cada um teve dois presentes. Hoje foi a distribuição dos presentes dos voluntários, e na semana que vem os presentes da campanha do Facebook. Então, serão três presentes para cada", explicou Rodrigues.

Para entregar os presentes, a gestão do asilo deu preferência para que as pessoas os trouxessem pessoalmente. "Tivemos visitas de várias pessoas que não conheciam a instituição. Apesar de atuarmos há 46 anos aqui em Ribeirão Preto, muita gente ainda não conhece. É uma forma das pessoas conhecerem o que a gente desenvolve com esses idosos", acrescentou o gestor da Casa do Vovô.

Além dos presentes, o evento contou com comes e bebes e muita música. Quem gostou da festa foi a dona Aparecida Marconi, de 71 anos. Ela está há 18 anos na Casa do Vovô e contou que veio ao lado do marido Gregório, de 72 anos, por vontade própria para a Casa.

"Eu trabalhei aqui antes de me aposentar. Fui enfermeira por 40 anos. Eu amo esse lugar, aqui é a minha casa", contou.

Cada um aproveitou a festa do seu jeito. Com um olho nos presentes e outro na televisão, Wilson Moacir, de 87 anos, acompanhava a final do Campeonato Mundial de Clubes vestindo uma camiseta do Flamengo.

Com fama de piadista, Wilson é flexível quanto ao time do coração. "Aqui eu sou Comercialino, em São Paulo, torço para o São Paulo. E no Rio, para o Flamengo", explicou.

Aparecida e o marido Gregório estão há 18 anos na Casa do Vovô

Voluntários

Além dos funcionários do local, muitos voluntários participaram da festa. A influenciadora digital Erika Marcondes e a cantora Luanna Tiso distribuíram sorvetes aos idosos e ajudaram na animação da festa. Além da voluntária Bruna Pires, que auxiliou na organização do evento e trouxe o Papai Noel.

O gestor do lar explica que o trabalho dos voluntários é muito importante para a saúde dos idosos."São idosos em situação de vulnerabilidade social, que foram abandonados pela família. Por isso, é muito importante a participação dos voluntários, eles se tornam a família deles", acrescenta Rodrigues.

Além delas, um grupo de amigos se reuniu para ajudar a Casa do Vovô. O contador Felipe Zorzetto disse que a há oito anos os amigos se reúnem para ajudar instituições.

"Somos um grupo de amigos que todos os anos fazemos uma ação. Quando nós conhecemos aqui, mexeu demais com a gente", disse Zorzetto.

Por ser contador, ele explicou que, no caso de empresa, também é possível ajudar instituições como a Casa do Vovô.

"Toda empresa pode destinar até 1% do seu resultado para instituições de caridade. Tem até o dia 28 de dezembro para as empresa destinarem via imposto de renda. Ribeirão Preto deixa de receber muita verba por conta disso", explicou.

Para fomentar essa conscientização e desmistificar receios sobre o processo de destinação, a Casa do Contabilista, em parceria com a Receita Federal, lançou a campanha Destinação do Bem. A iniciativa promoveu palestras para contadores, estudantes, entidades aptas a receberem as destinações, além de ações para a população em geral.  Segundo Rodrigues, 80% da renda da instituição vem por meio de doações.

Casa do Vovô
Rua Tapajós, 1881, Ipiranga
Tel.: (16) 3622 4181
(16) 99349 1636


Fotos: Paulo Apolinário

Compartilhar: