Idosos recebem atividades didáticas e culturais do Programa Universidade Aberta
Idosos recebem atividades didáticas e culturais do Programa Universidade Aberta

Idosos recebem atividades didáticas e culturais do Programa Universidade Aberta

Terceira idade pode acompanhar aulas de diferentes disciplinas oferecidas pelo Instituto; Confira os cursos oferecidos 

Idosos interessados em assuntos como geometria, cálculo, educação e computação podem se inscrever em uma das dez disciplinas que serão oferecidas neste semestre pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. As atividades fazem parte do programa Universidade Aberta à Terceira Idade

Para participar das disciplinas, que são ministradas regularmente aos alunos matriculados nos oito cursos de graduação do ICMC, os idosos devem se inscrever até o dia 29 de julho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente na secretaria da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC.

Para concorrer às vagas, é preciso ter, no mínimo, 60 anos e ensino médio completo. Os alunos que cumprirem as exigências da disciplina têm direito a um comprovante de participação emitido pela USP. 

Vale ressaltar que, nesse caso, não se tratam de aulas de informática em que os idosos aprenderão, por exemplo, a utilizar os recursos do computador, mas sim de disciplinas acadêmicas que permitem aprofundar os conhecimentos em uma área de seu interesse e, ao mesmo tempo, trocar informações e experiências com os jovens.

As aulas começam na primeira semana de agosto e o número de vagas é limitado. Confira, abaixo, as disciplinas disponíveis para inscrição:

Cálculo II
Elementos de Matemática
Tópicos de Matemática Elementar e Estatística I
Prática de ensino em Geometria e Desenho geométrico
Computadores, Sociedade e Ética profissional
Desenho Geométrico e Geometria descritiva
Álgebra Linear
Computadores e Sociedade
Seminários em Computação I 
Seminários em Computação I e III

Como parte do programa, o ICMC também vai oferecer uma nova edição do curso Práticas com Tablets e Celulares, no qual o participante aprende, por exemplo, a realizar chamadas telefônicas, brincar com jogos e até navegar nas redes sociais. No entanto, as vagas para este curso já se esgotaram e uma nova turma está prevista para o primeiro semestre de 2017.


Foto: Reinaldo Mizutani

Compartilhar: