Jogadores do Vôlei Ribeirão realizam doação de sangue neste sábado, 19
Atletas acompanharam a necessidade do Banco de Sangue pela imprensa e resolveram ajudar

Jogadores do Vôlei Ribeirão realizam doação de sangue neste sábado, 19

Equipe se sensibilizou com pedido do Banco de Sangue, que necessita de tipo O positivo e negativo para atender bebês de até 6 meses

O líbero Rafinha e o central Giovani, do time Vôlei Ribeirão, se sensibilizaram com o pedido de doação feito pelo Banco de Sangue na sexta-feira, 18, por meio da imprensa. “Assim que lemos a notícia, já nos organizamos para doar neste sábado, às 10h30”, diz Rafinha.

Banco de Sangue de Ribeirão Preto precisa de doadores tipo O

A notícia era de que o sangue tipo “O” positivo e negativo, utilizado em bebês de até seis meses de vida e que nasceram prematuramente, está em falta, precisando do reforço para ser utilizado na transfusão sanguínea. "Os bebês não conseguem produzir hemoglobina e precisam deste tipo sanguíneo. A transfusão serve para que estes bebês recuperem as taxas normais e isto é muito tocante”, revela Giovani, que é doador desde os 19 anos e acredita na doação para salvar vidas. 

O jogador Rafinha explica que seu tipo sanguíneo é o O positivo, necessário para ajudar neste tipo de situação. “Há 15 anos sou doador. Nunca sabemos o dia de amanhã, sei que muita gente precisa e me coloco no lugar delas. O projeto Vôlei Ribeirão já nasceu com objetivo de praticar o bem e mudar a vida das pessoas e meu intuito é abraçar esta causa em todas as esferas, inclusive nesta”, declarou.

Doações 

Os interessados em doar precisam pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, e ter entre 16 e 69 anos. Menores só poderão realizar o procedimento com autorização e acompanhados de um responsável.

No dia, não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos e não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Indivíduos que fizeram endoscopia deverão aguardar seis meses após a realização do procedimento.

Para doar, basta comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas, atrás do Hospital São Lucas. O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado, menos aos feriados. Doadores podem deixar os veículos no estacionamento gratuito, localizado na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Amadeu Amaral. Mais informações pelo telefone (16) 3610-1515.


Foto: Julio Sian

Compartilhar: