Banco de Sangue de Ribeirão Preto precisa de doadores tipo O
O Banco de Sangue de Ribeirão Preto está pedindo ajuda para receber o sangue tipo O

Banco de Sangue de Ribeirão Preto precisa de doadores tipo O

Estoque ajuda a aumentar a segurança no atendimento neonatal, pois é um dos únicos que podem ser utilizados na transfusão de bebês com até sei meses de vida

A falta de sangue tipo O nas emergências neonatais tem se tornado um problema para o Banco de Sangue de Ribeirão Preto. Isso porque esse tipo sanguíneo, tanto o positivo quanto o negativo, é o único que pode ser utilizado na transfusão em bebês de até seis meses. Quando o procedimento é necessário, o bebê prematuro recebe quatro unidades de concentrado de hemácias –glóbulos vermelhos do sangue – durante o período de internação.

Segundo informações do Banco de Sangue, por um protocolo médico obedecido em todo mundo, recém-nascidos A, B, AB ou o próprio O+ sempre recebem sangue O+ e O-. Em razão disso, para manter os estoques seguros, a instituição está chamando pessoas de sangue tipo O para realizar doações e ajudarem a garantir seguros os 20 hospitais e cinco maternidades atendidos pela unidade da cidade.  

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, e ter entre 16 e 69 anos. Menores só poderão realizar o procedimento com autorização e acompanhados de um responsável.

No dia da doação, não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos e não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Indivíduos que fizeram endoscopia deverão aguardar seis meses após a realização do procedimento.

Para doar, basta comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas, atrás do Hospital São Lucas. O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado, menos aos feriados. Doadores podem deixar os veículos no estacionamento gratuito, localizado na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Amadeu Amaral. Mais informações pelo telefone (16) 3610-1515.


Foto: Pixabay

Compartilhar: