Jovem de 20 anos projeta biblioteca em comunidade de Ribeirão Preto
Jovem de 20 anos deve abrir biblioteca na comunidade ribeirãopretana

Jovem de 20 anos projeta biblioteca em comunidade de Ribeirão Preto

Após dois anos com projeto itinerário, Biblioteca Zumbi dos Palmares é realidade na cidade

Eduardo Donaire, de 20 anos, quer abrir uma biblioteca física numa comunidade de Ribeirão Preto. O jovem comanda projeto de doações de livros Biblioteca Zumbi dos Palmares, há dois anos.

Segundo Donaire, seu objetivo atual é construir uma biblioteca em algum bairro da periferia de Ribeirão Preto, sem deixar de participar dos eventos com a Biblioteca itinerante. Os livros seriam variados, com enfoque à literatura que debate as lutas raciais e o combate ao preconceito. O projeto possivelmente será instalado na favela do SBT, Zona Leste da cidade, ou no bairro Adelino Simioni.

“Eu sou de Ribeirão Preto e há dois anos eu tenho um projeto de doações de livros na periferia, chamado Biblioteca Zumbi dos Palmares. Agora estou com um projeto de financiamento coletivo no Catarse para inaugurar a biblioteca fixa”, comenta o jovem.

O garoto conta que tudo começou quando percebeu que os livros pelos quais eu se interessava eram muitos caros, principalmente aqueles que abordavam as questões raciais, a história, saúde e a luta do povo negro.

“Percebi que as bibliotecas também eram menos procuradas pelo público negro e foi aí que eu senti que alguma coisa teria que ser feita para mudar essa realidade. Há quase dois anos faço doações de livros na Periferia e a  primeira edição dessa biblioteca aconteceu no dia 14 de junho de 2014, no evento arena Hip Hop de Ribeirão Preto. Foram 165 livros doados nessa ocasião”, ressalta Donaire.

O projeto tem se unido a alguns eventos ao longo desses dois anos. “Foi assim que comecei arrecadar alguns livros, passava de casa em casa pedindo doações e através de uma campanha on-line. Ao mesmo tempo disso, com a ajuda de alguns amigos, colocamos a ideia na programação da semana do Hip Hop”, diz.

As doações podem ser feitas pelo site Catarse, mais informações pelo e-mail ou pela página do Facebook - Biblioteca Zumbi dos Palmares.  

 

 


Fotos: Reprodução Facebook

Compartilhar: