Movimentos negros realizam "Rolezão Preto" para assistir ao Pantera Negra
Filme do primeiro super-herói negro dos quadrinhos estreou nesta quinta-feira, 15

Movimentos negros realizam "Rolezão Preto" para assistir ao Pantera Negra

Encontro foi organizado pelo RoJune e o Coletivo Negro da USP

Aconteceu nesta quinta-feira, 15, o lançamento do filme Pantera Negra e para celebrar o que está sendo considerado um marco no cinema de heróis, os movimentos negros de Ribeirão Preto organizaram um encontro para assistir ao filme.

Chamado de "Rolezão Preto", o evento criado no Facebook pelo Rolê Juventude Negra e Periférica (RoJune) e o Coletivo Negro da USP, teve 159 pessoas confirmadas.  "Foi muito emocionante ver os pretos serem representados", comentou Michelle Tavares do movimento RoJune.

Segundo Jonatham William, também do RoJune, a ideia surgiu durante uma das edições da batalha de rap "Sangue na Sete", na Praça Sete de Setembro. "Encontrei a Samantha Sales que é membro do Coletivo da USP e a Michelle, e conversamos sobre unir os coletivos, movimentos e iniciativas para ir todos juntos a este momento histórico do cinema mundial", declarou.

Pantera Negra

O Pantera Negra é o primeiro super-herói de descendência africana a ser protagonista em um quadrinho estadunidense. O personagem surgiu em 1966, em uma história do Quarteto Fantástico da editora Marvel. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, o herói que vem de um reino fictício africano chamado Wakanda, foi inspirado no Partido dos Panteras Negras, grupo revolucionário do final da década de 1960.

Na adptação cinematográfica de 2018, dirigida por Ryan Coogler, o Pantera Negra, alter ego de T'Challa, volta para casa como rei de Wakanda, mas encontra sua soberania desafiada por um adversário de longa data. O elenco é composto por Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong'o, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Angela Bassett, Danai Gurira, Andy Serkis e Forest Whitaker. 


Foto: Ibraim Leão/ Marvel Stúdios

Compartilhar: