Paciente do HC de Ribeirão ganha notebook para cursar universidade a distância
Com um quadro de anorexia, Marcela teve que trancar os estudos para dar início ao tratamento

Paciente do HC de Ribeirão ganha notebook para cursar universidade a distância

Internada há 11 meses, Marcela Pinheiro, que é de Minas Gerais, recebeu a doação de um empresário anônimo

Cursar uma universidade é o sonho de muitas pessoas. Para Marcela Pinheiro, contudo, este desejo possui um significado ainda maior. A mineira de São Sebastião do Paraíso está internada há 11 meses no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-RP).

Diagnosticada com um quadro de anorexia ainda na adolescência, a vida de Marcela não foi fácil. “Desde criança queria ser magra”, comenta. Aos 17, como explica o médico Luiz Rossetto, ela desenvolveu um quadro de encefalite, que é uma inflamação no cérebro, o que fez com que Marcela perdesse os movimentos das pernas.

Atualmente, aos 35 anos, a mineira já está na quinta internação de um longo tratamento, que foi iniciado em 2013. Apesar de todos os obstáculos, Marcela sempre sonhou em cursar Ciências Biológicas. “Antes de ser internada, eu estava esperando começar a faculdade, pois já tinha terminado meu curso de técnica em Química”, relembra.

A paciente comenta que chegou a dar início aos estudos em 2018, mas foi obrigada a trancar o curso para se dedicar ao tratamento. "Mas esse ano eu falei para mim mesma: não dá mais, preciso viver!". Vendo a situação da moça, a filha de uma paciente do HC passou o contato do jornalista Fernando Braga, editor do Jornal da Vila Tibério, afirmando que ele poderia ajudar.

O jornalista então conseguiu de um empresário do bairro um notebook para Marcela estudar. “O empresário optou pelo anonimato. Ele apenas pediu que eu encaminhasse a ela suas palavras: ‘faça um bom uso do equipamento’”, contou Braga.

Para o médico que acompanha o caso de Marcela, a doação do notebook veio em boa hora. “Paciente com uma doença crônica que tem os seus períodos de melhoras e pioras, isso ajuda muito para ela se manter funcional. Isso facilita na volta para a casa, ela terá o mundo a esperando quando voltar”, conclui Rossetto.

Para casos de anorexia, o Hospital das Clínicas oferece tratamento multidisciplinar com o acompanhamento clínico de nutricionistas e de psicólogos.

Leia mais:
Família faz campanha pela sobrevivência de bebê, em Ribeirão Preto
Banco de Leite Humano do HC precisa de doações

 


Foto: Fernando Braga

Compartilhar: