Restaurantes de Ribeirão Preto criam alternativas após proibição de canudos

Restaurantes de Ribeirão Preto criam alternativas após proibição de canudos

Marcas locais e grandes redes precisaram repensar atendimento e mudar hábitos em prol do Meio Ambiente

A proibição da distribuição de canudos no Estado de São Paulo faz com que todos os restaurantes repensem sobre a situação dos estabelecimentos perante ao Meio Ambiente e à sociedade. Um Projeto de Lei (PL) que proíbe o fornecimento do material foi sancionado pelo governador João Doria (PSDB) no último sábado, dia 13 de julho. A medida é válida para todas as empresas que fornecem o material plástico no Estado e Região Metropolitana do Município.

VEJA MAIS
A Guerra dos Canudos

Estabelecimentos comerciais estão proibidos de usarem canudos plásticos no Estado de São Paulo

Em Ribeirão Preto, alguns estabelecimentos já começaram a pensar em alternativas para o uso do produto. O restaurante Boragó, por exemplo, foi um dos primeiro a tomar uma medida sustentável. De acordo com o consultor do restaurantes, Raphael Azenha Lamonica, os canudos foram tirados do local há algum tempo, por conta do conceito da na marca.

“Optamos por tirar o canudo plástico do restaurante. Antes, nós deixávamos guardados para clientes que exigiam, mas isso não existe mais. A proibição acabou dando base ao que tentávamos, pois havia clientes que reclamavam”.

O consultor explica que a marca optou por não utilizar outros tipos de canudos, mas sim, vender produtos reaproveitáveis. “A gente optou em não utilizar canudos semelhantes. O que fizemos é disponibilizar alguns canudos para venda, de inox ou silicone. Isso é pensado, pois pode haver clientes com necessidades especiais ou para crianças. Deixamos essas opções disponíveis”.

Sobre a proibição, Lamonica acha que é uma boa medida para ajudar na preservação do Meio Ambiente. “Se pararmos para pensar, esse costume é muito utilizado fora de casa. Em nossas moradias, nós não temos o costume de usar esses canudos. É importante pensarmos em maneiras de reduzir esses itens descartáveis”.  

Com o mesmo objetivo, o Espaço a Coisa também tomou uma atitude para contribuir com a preservação da natureza. No local, os canudos foram trocados por macarrão cru. A Chef Marilia Valle acredita que a substituição veio da preocupação de trazer uma alternativa mais ecológica para as bebidas.

A Chef Marília utiliza macarrão cru como canudo“Estamos sempre ligados em trazer mudanças inovadoras para nosso projeto e observamos que essa preocupação com os canudinhos nos incomodava, assim como todas as questões ambientais, e resolvemos fazer nossa parte. Alguns países pretendem banir seu uso, mas acredito que seja uma tradição beber algo bem gelado no canudo. Como trabalhamos com massas, achamos a opção do canudinho de macarrão,  a mais bacana para nosso Espaço”, explica.

McDonald’s

Não foi só os pequenos estabelecimentos que tiveram que começar a repensar o uso dos canudos, as grandes redes de fast food, por exemplo, também estão buscando alternativas. O McDonald’s, marca conhecida mundialmente, baniu a distribuição de canudos no Brasil em 2018. 

Em um primeiro momento, a empresa até tentou fazer a substituição por material de papel, mas não foi o suficiente e agradou pouco. Segundo a assessoria de imprensa, quem quiser as bebidas da rede terá de tomar no copo ou com a utilização de um canudo reutilizável.

Problema mundial 

O problema do uso de canudos por restaurantes não é só falado no Brasil.A discussão é tamanha que, na Flórida, nos Estados Unidos, no dia 30 de dezembro do ano passado, um cliente agrediu e foi agredido por uma funcionária da rede. A discussão começou, pois o restaurante não fornecia mais canudos perante a lei do estado. O caso foi parar nas primeiras páginas dos jornais norte-americanos.


 


Foto: Divulgação

Compartilhar: