Anvisa amplia prazo de validade da AstraZeneca
Aprovação foi anunciada nessa terça-feira, 24

Anvisa amplia prazo de validade da AstraZeneca

Período de vencimento em seis meses, passa a ser estendido para nove, após solicitação feita pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta terça-feira, 24, a aprovação da ampliação do prazo de validade da AstraZeneca, vacina contra a Covid-19, que é produzida pela empresa Serum Institute of India Pvt Ltd (SII) e importada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).  

Antes, o período do prazo de validade era de até seis meses, mas após a solicitação de extensão do prazo, feita pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), o prazo passou a valer por nove meses.  "A ampliação de prazo de validade de uma vacina contra à Covid-19 é mais um reforço na batalha contra a pandemia", disse a Anvisa em nota. 

Entretanto, conforme consta no voto nº150, a Agência frisa que este período vale apenas quando o imunizante é armazenado sob refrigeração de 2ºC a 8ºC.  

Além aprovação também foi concedida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Central Drugs Laboratory (CDL), laboratório na Índia que é responsável pelo controle nacional dos imunizantes. 

“A aprovação pelo CDL foi baseada nos dados de estudos de estabilidade conduzidos com os lotes experimentais/clínicos de até 9 meses e com lotes comerciais de até 6 meses, apresentados pelo SII. Esses dados permitiram concluir pela possibilidade de extensão do prazo de validade para até 9 meses”, acrescentou.   

Leia mais:  

Anvisa autoriza análise da eficácia de dose de reforço da AstraZeneca  

Remessa de 3,8 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca chega ao Brasil 


Imagem: Revide

Compartilhar: