Auxiliar de enfermagem é primeira profissional da saúde municipal a ser vacinada em Ribeirão Preto
Vacina começou a ser aplicada nos profissionais do sistema municipal da Saúde

Auxiliar de enfermagem é primeira profissional da saúde municipal a ser vacinada em Ribeirão Preto

Imunização em idosos ainda não tem data definida e depende da chegada de mais lotes, diz prefeitura

A primeira profissional da rede municipal de Saúde de Ribeirão Preto ser vacinada contra o coronavírus, nesta quinta-feira, 21, foi Maria Aparecida, 64 anos, auxiliar de enfermagem. “Estou com muita esperança, é muito gratificante. Nem eu imaginava que fosse ser chamada para representar e tomar a vacina”, disse a técnica. As primeiras doses nos profissionais de saúde da rede municipal foram aplicadas na UBDS do Castelo Branco. Já a vacinação de idosos ainda não tem data definida para começar em Ribeirão.

A segunda a ser vacinada foi a coordenadora do Polo Covid, Alessandra Madeiros, 45 anos. “É uma mistura de felicidade, ansiedade e um certo alívio para quem está na linha de frente”. Outro profissional a ser vacinado, foi Benedito Roberto Gonçalves de Carvalho, 68 anos. Ele exerce a função de motorista do Samu e contou sobre a sensação de fazer parte dos primeiros a receber o imunizante, “é um momento marcante, fiquei muito feliz de ter sido escolhido”.

Durante uma coletiva de imprensa após a vacinação, na manhã desta quinta, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) disse que Ribeirão Preto tem um estoque de 126.000 seringas e 150.000 agulhas, e o governo estadual informou que irá enviar mais 160 mil vacinas e seringas para fazer a vacinação conforme o município receber novos lotes da CoronaVac. Mas, por enquanto, não há previsão de chegada de um novo lote.

O segundo lote que chegou a Ribeirão, sendo o primeiro para a prefeitura, continha 12,6 mil doses da vacina e foi entregue na noite dessa quarta-feira, 20. Já o primeiro lote, de 6,5 mil doses, foi destinado aos profissionais do HC, que foram os primeiros vacinados na cidade

Sandro Scarpelini, secretário da Saúde de Ribeirão, disse que essas 12 mil doses possibilitarão vacinas 6 mil profissionais e que atuam na linha de frente do combate da pandemia, além de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, o grupo também é composto por motoristas dos atendimentos médicos de urgência, por exemplo, e outros trabalhadores que têm contato direto com pacientes covid.

Os próximos a receber as vacinas são os idosos, mas, ainda não há uma data definida. Pois não foi confirmado, por enquanto, quando chegarão mais lotes da vacina na cidade.

Veja como ficou a ordem de prioridade para a vacinação em Ribeirão:

Profissionais de saúde e pessoas de 60 anos ou mais, institucionalizadas.

Idosos de 60 anos ou mais

Pessoas com comorbidades

Deficiência permanente severas

Trabalhadores do transporte coletivo

Pessoas em situação de rua

População privada de liberdade

Funcionários do sistema prisional

Professos do sistema básico ao superior

Profissionais de força de segurança e salvamento

Transportadores rodoviários de carga

“A medida que esses seguimentos forem vacinados, assim que possuirmos as vacinas, será dada a sequência ao resto da população”, explicou o secretário da Saúde.

 

*Texto: Marissa Mendonça (com supervisão de Raissa Scheffer)


Foto: Luan Porto

Compartilhar: