Boletim confirma mais 447 casos e 27 óbitos em decorrência da Covid-19 em Ribeirão
Sistema de saúde, público e privado, encontra-se sobrecarregado em Ribeirão Preto

Boletim confirma mais 447 casos e 27 óbitos em decorrência da Covid-19 em Ribeirão

Com resultados das últimas 24 horas, cidade chega a 2.035 mortes e 75.712 casos confirmados desde o início da pandemia; rede está em alerta para alta de internações

O Boletim Epidemiológico Covid-19 divulgado pela Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto na tarde desta terça-feira, 18, confirmou mais 447 casos e 27 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas.

Com o resultado acumulado até essa segunda, 17, o município chegou a 2.035 óbitos e 75.712 casos confirmados desde o início da pandemia.

Secretaria Municipal da Saúde informou, nesta segunda-feira, 17, que houve um crescimento muito acentuado na chegada de novos casos, bem como nas internações e, principalmente na gravidade dos casos, em particular na necessidade de intubação e terapia intensiva nas últimas em Ribeirão Preto.  "Na última quinta-feira, dia 15 de maio 2021, tínhamos 92 pacientes internados nos Pólos Covid e UPAs, sendo que destes, 13 estavam intubados. Este número de pacientes em ventilação artificial subiu diariamente para 19, seguido de 23 e finalmente, 27 nesta segunda feira, dia 17 de maio.  Evidentemente, este aumento tem relação com o aumento da circulação das pessoas e o número de aglomerações evidenciados nos últimos 15 dias."

Mais uma vez, segundo a nota da Secretaria, o sistema de saúde, público e privado, encontra-se sobrecarregado em Ribeirão Preto, com o agravante do aumento também consistente em toda a DRSXIII.  "Dia 16 de maio a noite, no sistema do Estado de São Paulo de Regulação Médica, a fila de espera por vagas era de 192 casos, sendo 142 de Ribeirão Preto e 70 da região."

"As medidas de restrição que, estão sendo persistentemente solicitadas por todas as autoridades sanitárias no Brasil e em Ribeirão Preto e parcialmente respeitadas pela população levam, mais uma vez a esta situação. [...] Por fim, reforçamos a necessidade do respeito à proteção individual, o uso de máscara e a higienização das mãos.  Sobretudo, necessitamos da colaboração de todos para evitarem aglomerações, para com estas medidas, possamos avançar na vacinação na nossa cidade", alertou a Secretaria de Saúde. 

Segundo a Prefeitura informou ontem, todos os pacientes moderados e graves atendidos nos polos Covid e UPAs do município estão recebendo as medidas necessárias para o tratamento das fases iniciais da doença, e serão transferidos para os hospitais respeitando as decisões dos médicos plantonista, com base na gravidade de cada caso e necessidades individuais de cada paciente.

Ocupação de leitos

A ocupação de leitos de UTI no município está em 93,57% na tarde desta terça-feira, com 291 leitos de UTI dos 311 disponíveis para o tratamento da doença ocupados. Segundo a plataforma LeitosCovid, nas enfermarias, são 323 pessoas internadas, com uma taxa de ocupação de 84,55%. O volume de paciente internados é o maio dos últimos 30 dias.


Foto: Divulgação Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

Compartilhar: