Comitê Covid-19 vai avaliar recomendação para medidas mais restritivas em Ribeirão
Comitê Técnico Covid-19 vai avaliar números e discutir a possibilidade de adotar medidas ainda mais rigorosas

Comitê Covid-19 vai avaliar recomendação para medidas mais restritivas em Ribeirão

Conselho Municipal de Saúde enviou sugestão de lockdown à prefeitura; reunião nesta terça-feira, 30, deve discutir alternativa

Por conta da alta nos casos e ocupação de leitos de UTI Covid nos últimos dias, O Conselho Municipal de Saúde enviou um ofício à Prefeitura de Ribeirão Preto, nessa segunda-feira, 29, sugerindo que medidas mais rígidas, como um "lockdown", sejam adotadas na cidade no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A medida mais restritiva seria um bloqueio total do mercado para que as pessoas consigam ficar em casa.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Saúde disse que recebeu a recomendação e encaminhará ao Comitê Técnico de Enfrentamento Covid-19 para avaliação.

Formado por 30 profissionais, da área de saúde, pesquisa e economia, o comitê deve se reunir nesta terça-feira, 30, para discutir as alternativas. 
Até agora, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) tem descartado a possibilidade do fechamento total da cidade. Mas, segundo o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Nilton Gilmar Nessi, que também integra o Comitê de Enfrentamento, as medidas de restrição impostas até o momento não surtiram o efeito esperado.

Avanço da doença
Nesta segunda-feira, 29, o município de Ribeirão Preto atingiu a marca de 98,2% dos leitos
de Unidade de Terapia Intensiva, exclusivos para o tratamento da Covid-19, ocupados. Os dados foram divulgados pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB), durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

Nogueira ressaltou que a lotação se aproxima da capacidade máxima, mesmo com o aumento recente no número de leitos. "Em Ribeirão Preto eram 100, inicialmente, depois foram para 121 e hoje estamos com 167 leitos na cidade. Na região, são 210. Por isso, temos que ter toda cautela; o momento é de extrema tensão", declarou o prefeito.

Dos 167 leitos de UTI, 164 estão ocupados. Restam apenas três leitos vagos no momento. Já nos leitos de enfermaria, são 257 exclusivos e com 175 estão ocupados, uma ocupação de 68,9%.

Foram confirmados, nesta segunda-feira, 226 novos casos confirmados de Covid-19 no município e um óbito. Ao todo, são 4.746 casos e 144 mortes. A vítima era um homem de 73 anos, que possuía doença cardiovascular crônica. Ele faleceu no domingo, 28, em um hospital público.


Arte Revide

Compartilhar: