Em um mês, dobrou o número de mortes por coronavírus na região de Ribeirão Preto

Em um mês, dobrou o número de mortes por coronavírus na região de Ribeirão Preto

Os 26 municípios que compõe a Diretoria Regional de Saúde serão avaliados em conjunto para a tomada de decisões sobre a quarentena

Até o início da tarde desta sexta-feira, 29, a Diretoria Regional de Saúde XIII (DRS XIII), que contempla Ribeirão Preto e outros 25 municípios, registrava 53 mortes e 1.364 casos confirmados do novo coronavírus. Até o dia 30 de abril, a região registrava 24 óbitos.

Dos 26 municípios da DRS XIII, 16 já contam com ao menos um óbito e 12 cidades já registram mais do que 10 casos confirmados da doença.

Os dados foram extraídos dos veículos oficiais das prefeituras dos municípios e cruzados com os dados disponíveis no balanço da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) para o Governo do Estado de São Paulo. 

Não obstante, cada município possuí políticas distintas na divulgação do número de casos. Alguns municípios, como o caso de Ribeirão Preto, divulgam o sexo e a idade das vitimas fatais, outros não. Além disso, nem todas as cidades divulgam a quantidade de pacientes curados. Ribeirão Preto, o epicentro da doença na região, não divulga o número de pacientes curados. 

Casos confirmados e óbitos por covid-19 na DRS XIII:

Ribeirão Preto: 1 mil casos confirmados e 24 mortes
Altinópolis: 3 casos confirmados
Batatais: 19 casos confirmados e 1 morte
Barrinha: 16 casos confirmados e 1 morte
Brodowski: 16 casos confirmados e 1 morte
Cajuru: 4 casos confirmados e 1 morte
Cassia dos Coqueiros: sem casos confirmados
Cravinhos: 22 casos confirmados e 1 morte
Dumont: 4 casos confirmados
Guariba: 13 casos confirmados
Guatapará: sem casos confirmados
Jaboticabal: 36 casos confirmados e 5 mortes
Jardinópolis: 40 casos confirmados e 3 mortes
Luiz Antônio: 2 casos confirmados
Monte Alto: 43 casos confirmados e 1 morte
Pitangueiras: 3 casos confirmados e 1 morte
Pontal: 14 casos confirmados e 1 morte
Pradópolis: 2 casos confirmados e 1 morte
Santo Antônio da Alegria: 1 caso confirmado e 1 morte
Santa Cruz da Esperança: 2 casos confirmados
Santa Rita do Passa Quatro: 12 casos confirmados e 1 morte 
Santa Rosa de Viterbo: 3 casos confirmados
São Simão: 4 casos confirmados
Serra Azul: 1 caso confirmado
Serrana: 42 casos confirmados e 4 mortes
Sertãozinho: 62 casos confirmados e 4 mortes

Cooperação

O plano de "retomada consciente" proposto pelo governo do Estado de São Paulo para a reabertura do comércio, dividiu o estado de acordo com as Diretorias Regionais de Saúde. Segundo o governo estadual, as regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada sete dias.

A taxa de isolamento, número de casos da doença e taxa de ocupação dos leitos de UTI são os principais critérios da avaliação. Pelo plano, só poderão retomar as atividades as regiões: que tiverem taxa de isolamento de pelo menos 55%; alcançarem redução no número de novos casos por 14 dias seguidos; que tiverem disponibilidade de leitos de UTI; manutenção do distanciamento social nos ambientes públicos e uso obrigatório de máscaras.

Durante coletiva realizada nesta quinta-feira, 28, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB),disse que já mantém contato com os prefeitos da região de Ribeirão Preto para que sigam, de acordo com as suas especificidades, as medidas de isolamento e flexibilização da melhor forma possível. Além disso, também confirmou a possibilidade de que toda a região possa ser penalizada e retornar ao isolamento, caso algumas não cumpram as medidas de isolamento. 

 "Não há uma rigidez absoluta, mas tem que haver bastante bom senso em cada cidade. Estamos muito preocupados e, ao mesmo tempo, motivados, em conciliar as mais rígidas regras sanitárias em Ribeirão Preto, na maior rapidez possível, para que haja a retomada dos empregos perdidos", afirmou o prefeito.


Imagem: Revide

Compartilhar: