Governo decreta "Fase Emergencial" em todo o Estado de São Paulo

Governo decreta "Fase Emergencial" em todo o Estado de São Paulo

Nova classificação do Plano São Paulo tem medidas mais rígidas que a Fase Vermelha

*Matéria atualizada às 13h40

O governador João Doria (PSDB) decretou, nesta quinta-feira, 11, "Fase Emergencial" em todo o Estado de São Paulo. A nova classificação do Plano São Paulo é mais rígida do que a Fase Vermelha, em vigor desde o último sábado, 6. A Fase Emergencial será decretada entre os dias 15 e 30 de março. 

A informação foi divulgada durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. A Prefeitura de Ribeirão Preto agendou uma coletiva ainda para esta quinta-feira, 11, às 17h. Doria frisou que a medida não caracteriza um lockdown e que, com ela, estima reduzir a circulação de 4 milhões de pessoas em todo o Estado. 

"Vou honrar o cargo que ocupo, mesmo que isso custe minha popularidade. Vocês me elegeram para cuidar de vocês, não para cuidar de mim. [...]E o certo hoje é fazer o que for preciso para parar essa segunda onda que está matando todas essas pessoas em São Paulo. Eu faço um apelo para você, não como governador, mas como cidadão, pai de família, como brasileiro que ama o pais: respeite as recomendações de isolamento", declarou Doria em um vídeo publicado nas redes sociais.

Já o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que estado passa pelo pior momento da pandemia. Ao longo de 20 dias consecutivos, os hospitais paulistas bateram recorde de ocupação em UTI. "É a maior crise sanitária de todos os tempos.[...] Estamos no limite. Hoje, 53 municípios estão com 100% de taxa de ocupação de leitos. Na segunda-feira, eram 32", ressaltou o secretário.

A ocupação de leitos também foi abordada pelo governador, segundo ele, o Estado está próximo do limite físico e de profissionais de saúde. "Para aqueles que dizem que é só abrir novos leitos de UTI, eu esclareço: não é. No Estado de São Paulo tínhamos 3,5 mil leitos, agora temos 9,2 mil. Mas não temos mais profissionais suficientes, profissionais de saúde para atender tantos leitos", esclareceu Doria.

Confira as regras da Fase Emergencial:

Restrição completa

- Serviços de retirada de compras, mercadorias, alimentação de todos os setores.

- Lojas de materiais de construção

- Celebração religiosas coletivas. (Os templos seguirão abertos para manifestações religiosas particulares).

- Atividades esportivas coletivas

- Permitido somente serviços de drive-thru (entre 5h e 20h) e delivery 24h para restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

Tele-trabalho obrigatório para atividades administrativas não essenciais

- Órgãos públicos
- Escritórios e qualquer atividade desde que o setor não seja essencial

Transporte coletivo

Para tentar evitar aglomeração no transporte coletivo, o governo propõe um escalonamento de horário de entrada no trabalho dos seguintes segmentos:

5h-7h: trabalhadores da indústria
7h-9h: trabalhadores de serviços
9h-11h: trabalhadores do comércio

Rede estadual de ensino

Escolas estaduais abertas apenas para alimentação, distribuição de materiais e chips com agendamento prévio. A Secretaria Estadual de Educação recomenda para que todas as atividades nas escolas sejam reduzidas ao mínimo necessário para diminuir a circulação de pessoas. Quem puder, deve ficar em casa

Os recessos de abril e outubro serão antecipados para o período de 15 a 28 de março, sem prejuízo do calendário escolar. Alunos não terão atividades obrigatórias a desenvolver e devem permanecer em casa. 

Outras medidas:

- Toque de recolher: entre às 20h e 5h
- Proibição do uso de praias e parques
- Proibição completa de qualquer aglomeração
- Usar máscara em todos os ambientes internos 
 


Foto: Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar: