Homem morre na fila de vacinação contra a Covid-19, em Ribeirão Preto
O médico já teria tomado a vacina, em Serrana, e nesta quarta acompanhava a esposa, que seria vacinada

Homem morre na fila de vacinação contra a Covid-19, em Ribeirão Preto

Médico acompanhava esposa, no Irajá, e teria sofrido uma crise convulsiva; filas e aglomerações marcaram o primeiro dia de vacinação dos profissionais de saúde autônomos

* Matéria atualizada às 13h38 de quarta-feira, 3, para inclusão do posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde.

Um médico de 52 anos morreu na fila de vacinação contra a Covid-19, nesta quarta-feira, 3, no Jaridm Irajá, Zona Sul de Ribeirão Preto. A vítima, um gastroenterologista, foi vacinado na semana passada no município de Serrana, e apenas acompanhava a esposa que seria vacinada em Ribeirão Preto.

Segundo as primeiras informações, o homem teria tido uma convulsão e foi atendido Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o médico foi prontamente atendido pela equipe do Samu, mas não resistiu e faleceu no local. "A pasta lamenta o fato ocorrido", declarou.

A imunização começou com filas logo nas primeiras horas da manhã, com os profissionais sob sol forte e calor. São dois postos de vacinação com 700 doses cada, que serão aplicadas por dia, até sábado, 6. No momento, o município possui 3,6 mil doses em estoque.

Filas e aglomeração

Como a vacinação será feita por ordem de chegada, filas se formaram nos postos. No Centro Médico, que fica na Rua Thomaz Nogueira Gaia, no bairro Jardim Irajá, a equipe do Portal Revide registrou a fila de profissionais por volta das 8h30. Veja abaixo o vídeo da aglomeração e a galeria de fotos.

"[Serão vacinados] médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, farmacêuticos, enfim, os demais profissionais da saúde", declarou Luzia Márcia Romanholi Passos, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura, que também explicou que vacina será aplicada em "parcelas”.

Essa terça-feira, 2, durante a coletiva de imprensa na prefeitura, a diretora disse não há motivo para ansiedade ou aglomeração. "Contamos com o bom senso e a compreensão de todos. É preciso entender que esse é o primeiro momento da vacinação e que nós teremos mais doses. A vacinação não se extinguirá no sábado, esse é um primeiro momento e nós daremos continuidade. Contamos coma colaboração da população para que não ocorra uma aglomeração na porta desses estabelecimentos", esclareceu Luiza.

Ao todo, no primeiro lote, Ribeirão Preto recebeu 12,3 mil doses da Sinovac e 9,6 mil da Astrazeneca. Com isso, restam cerca de 10 mil doses para completar a aplicação no grupo dos profissionais de saúde. Um novo lote já foi garantido e deve chegar nos próximos dias.

Vacinação profissionais liberais da Saúde

Locais
- AORP - Associação Odontológica de Ribeirão Preto, Rua Alice Além Saadi, 650, Nova Ribeirânia.

- Centro Médico - Rua Thomaz Nogueira Gaia, 1275, Jardim Irajá

Horário
- Das 9h às 15h

Documentos
- O profissional de saúde deverá apresentar o documento do conselho de categoria do qual ele faz parte e um comprovante de residência.

Atenção

Não serão vacinados profissionais de saúde que adoeceram de Covid-19 nos últimos 30 dias.

Leia mais:

Calendário de vacinação contra a Covid-19 é alterado em Ribeirão Preto e novas datas serão divulgadas gradualmente

Ribeirão Prego chega a 1.100 mortes por Covid-19, diz Secretaria da Saúde


Foto: Revide

Compartilhar: