Hospital das Clínicas de RP lança página específica para orientações sobre Covid-19
Médicos também orientam pacientes sobre consultas

Hospital das Clínicas de RP lança página específica para orientações sobre Covid-19

Divisão de Geriatria do HC-FMRP também tem atendimento específico, à distância, para pacientes idosos

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP lançou uma página em seu site com orientações gerais sobre a Covid-19.

No espaço, são abordados aspectos científicos e as contribuições geradas pelo hospital para contornar a crise da saúde.

A página traz uma área para apoio psicológico aos profissionais da saúde, orientações sobre como se prevenir, cuidados domiciliares, informações sobre o distanciamento social, cursos on-line, além de esclarecimentos sobre fake news. 

O site também reúne a prestação de contas das doações feitas para o combate à doença, além de uma área para quem puder fazer doações. 

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PÁGINA

Atenção aos idosos

A comissão do Hospital Amigo do Idoso, vinculado ao HC-FMRP, também terá uma página específica, com linguagem apropriada ao público com menor habilidade na internet. A página apresentará, com um olhar mais direcionado a essa população, não só informações específicas sobre a doença, mas contextos gerais para lidar com a saúde nestes tempos de pandemia, agregando informações sobre atividades culturais, intelectuais, de exercício físico e de alimentação voltadas ao envelhecimento. 

Para proteger pacientes do contato com potenciais transmissores, a Divisão de Geriatria do HC-FMRP está entrando em contato direto com os pacientes, portadores de doenças crônicas, seguidos em seus ambulatórios.

No geral, os profissionais do hospital ligam para os pacientes ou sua família, orientando para que não compareçam às consultas marcadas, caso estejam se sentindo bem, e que façam o reagendamento para momento oportuno. 

A geriatria faz um contato mais direto; os médicos residentes ligam para o acolhimento das dúvidas da família e orientam o paciente ou seu familiar sobre possíveis providências que precisam ser tomadas e para entender a condição atual do doente e avaliar o risco de um período maior sem a consulta.

O professor Paulo Fernandes Formighieri explica que, infelizmente, “vivemos numa época de muitas incertezas, com uma situação de restrição que é muito ruim no envelhecimento”. Ele considera preocupante o que chama de “segundo isolamento”, que é o protetivo. “Com risco de morte maior para os idosos, a distância deve ser mantida, mas com a disponibilidade e “contato com essas pessoas para oferecimento de suporte emocional, para que possamos passar esta fase mais crítica.”

Explica o professor que somente aqueles que não puderem aguardar devem manter o retorno agendado para resolver seu problema. A intenção da equipe é “não desassistir esses idosos e suas famílias nas suas doenças”, ao mesmo tempo contribuir para uma “menor aglomeração possível, com menos pacientes dentro do ambiente hospitalar”.

 

*Com informações do Jornal da USP/ Rose Talamone


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: