Leitos públicos de UTI estão com 99% de ocupação em Ribeirão Preto

Leitos públicos de UTI estão com 99% de ocupação em Ribeirão Preto

Secretário de Saúde alertou que município e fornecedores não possuem mais capacidade para abrir novos leitos

A taxa de ocupação de leitos públicos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19 atingiu 99%, nesta quinta-feira, 1º. Segundo a plataforma Leitoscovid.org, atualizada às 14h, 97,2% dos 289 leitos UTI Covid-19 da cidade estão ocupados, incluindo públicos e particulares

Já os leitos de enfermaria Covid-19, estão com uma ocupação de 87% dos 301 disponíveis para uso. Até o fechamento dessa matéria, 193 respiradores estavam uso nos hospitais da cidade. 

Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, o secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, alertou que não há previsão e nem capacidade para a abertura de leitos públicos no momento. "Hoje, no público, não temos perspectiva de ampliar leitos de terapia intensiva. Nós não temos recursos humanos, respiradores e o medicamento que nós temos está calculado para poucos dias, dentro do que nós temos, não para ampliações", declarou Scarpelini.

Segundo o secretário, a indústria fornecedora dos cilindros de oxigênio também não conseguiria suprir a demanda por novos leitos, conseguindo apenas manter o fornecimento para os leitos que já estão abertos.

Ainda durante a coletiva, tanto o prefeito Duarte Nogueira, quanto o secretário de Saúde, afirmaram que os primeiros sinais do lockdown no município devem vir aparecer a partir dos próximos dias. Isso porque, segundo observado em outras localidades que adotaram medidas semelhantes, os sinais positivos podem ser vistos a partir do décimo dia após o lockdown. "Isso porque levam em conta a própria evolução da doença. No décimo dia, em média, que as pessoas começam a desenvolver sintomas mais graves e vão para os hospitais", explicou Scarpelini.

Hospitais públicos
UTI: 
99,3% de ocupação
Total: 147 – sendo que 146 estão em uso.
Disponíveis: 1 leitos
Respiradores em uso: 119

Enfermaria: 94,3% de ocupação
Total:  88 – sendo que 83 estão em uso
Disponíveis:5 leitos 
Respiradores em uso: 3

Hospitais privados
UTI
: 96,4% de ocupação
Total: 112 – sendo que 108 estão em uso.
Disponíveis: 4 leitos
Respiradores em uso: 71 

Enfermaria: 91% de ocupação
Total: 170 – sendo que 155 estão em uso.
Disponíveis: 15 leitos
Respiradores em uso: 0

Hospitais Filantrópicos
UTI
: 90% de ocupação
Total: 30 – sendo que 27 estão em uso.
Disponíveis: 3 leitos
Respiradores em uso: 0

Enfermaria: 58 % de ocupação
Total: 43 – sendo que 25 estão em uso.
Disponíveis: 18 leitos
Respiradores em uso: 0


Imagem: Revide

Compartilhar: