Novo caso de coronavírus é investigado em Ribeirão Preto
Paciente passou por atendimento na Unidade de Emergência do HC

Novo caso de coronavírus é investigado em Ribeirão Preto

Segunda suspeita da doença na cidade é em uma mulher de 72 anos, atendida na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas

*Notícia atualizada às 16h15 para correção de informação: a idade da paciente é 73 anos, e não 72

A Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas anunciou, no final da manhã desta sexta-feira, 28, que atende a um caso suspeito de infecção pelo coronavírus, o covid-19, na rede pública de Ribeirão Preto.

A paciente, segunda com a suspeita da doença na cidade, é uma mulher de 73 anos com doenças pré-existentes e alguns sintomas. Ela esteve, recentemente, em viagem à Europa, na Itália e França. “Abriu o quadro com coriza, dor de garganta, febre, tosse seca e falta de ar. Segue clinicamente bem, hemodinamicamente estável, sem necessidade de suplementação de oxigênio e com exames sem sinais de alarme”, informou a nota enviada.  

Amostras de sangue foram enviadas para o Instituto Adolf Lutz para exame de detecção para o novo coronavírus. Agora, dois casos suspeitos são investigados em Ribeirão Preto. O primeiro paciente com suspeita da doença é um homem de 42 anos, que passou 30 dias na Itália e retornou de viagem no último dia 22 de fevereiro, em um voo que saiu de Milão com destino a Guarulhos. Ele foi atendido em um hospital da rede particular na cidade e está em isolamento, em casa. Em Ribeirão Preto, ele teve contato direto com cinco pessoas, todas da família, que também são monitoradas.

Em todo o Estado de São Paulo, caiu de 85 para 66 casos suspeitos do novo coronavírus nesta sexta-feira, 28. Além de Ribeirão, há dois casos suspeitos em Franca. Em todo o Brasil, são 132 casos investigados. Há apenas um caso confirmado no País, morador da capital paulista, que foi atendido na rede particular e está isolamento em casa. 

Leia também:

HC e Prefeitura concedem coletiva sobre suspeita de coronavírus em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto investiga primeiro caso suspeito de coronavírus

 

Hospital das Clínicas

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP) foi classificado como uma das seis unidades referência no Estado de São Paulo para o tratamento de casos graves do coronavírus.

Com isso, todos os casos graves de pessoas infectadas com o coronavírus serão enviados para o Centro de Terapia Intensiva do Hospital. Nos casos em que a pessoa foi atendida em unidades particulares, deverá continuar o tratamento no local.

O professor de infectologia da Universidade de São Paulo (USP), Benedito Antônio Lopes da Fonseca, explicou que serão direcionados para o HC, apenas os casos em que o paciente possuir os sintomas graves, como a pneumonia.

Tanto o professor, quanto o secretário municipal de Saúde, ponderaram que a taxa de mortalidade do vírus é baixa, de cerca de 2,2%. Até a tarde desta quinta-feira, 27, das cerca de 82 mil pessoas infectadas em todo o mundo, 2,8 mil vieram a óbito. Desse total, 33 mil já estão totalmente curadas, segundo dados da universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

"Vale lembrar, que a Influenza (H1N1) mata muito mais do que o Corona", disse o secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: