Ocupação de leitos de UTI Covid volta a 80% em Ribeirão Preto nesta terça-feira, 9
Ao todo, nas unidades públicas e privadas, 111 respiradores estavam em uso na manhã desta terça-feira, 9, em Ribeirão

Ocupação de leitos de UTI Covid volta a 80% em Ribeirão Preto nesta terça-feira, 9

Segundo plataforma LeitosCovid, dos 196 leitos de UTI disponíveis na cidade, 157 estavam ocupados nesta manhã

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid-19 em Ribeirão Preto voltou a subir nesta terça-feira, 9, segundo atualização da plataforma LeitosCovid. Dos 196 leitos de UTI disponíveis nos hospitais públicos e privados da cidade, 157 estavam ocupados nesta manhã, com taxa de 80%.

Nos hospitais públicos, a taxa é de 81%, com 81 dos 99 leitos de UTI ocupados. No Hospital das Clínicas, a ocupação está em 89,4% nesta manhã, com 34 dos 8 leitos de UTI Covid ocupados. Na Unidade de Emergência do HC, seis dos oito leitos estão ocupados, com taxa de 75%.

Já nas unidades privadas do município, a taxa de ocupação está em 74%. Ao todo, são 81 leitos particulares de UTI Covid na cidade, sendo 60 deles ocupados na manhã desta terça-feira, 9. No Hospital São Francisco, dos 30 leitos, 25 estão ocupados, com taxa de 83%. No Hospital São Paulo, a taxa está em 80%, no Hospital da Unimed, de 66,6%, e no São Lucas Ribeirânia, de 68%.

Ao todo, nas unidades públicas e privadas, 111 respiradores estavam em uso na manhã desta terça-feira, 9, em Ribeirão Preto.

O índice de ocupação de UTIs Covid em 80% é critério para a classificação vermelha no Plano São Paulo. Hoje, Ribeirão Preto, assim como as outras 25 cidades que fazem parte da DRS XII, estão na fase laranja do plano. O estado leva em conta a taxa de ocupação de UTIs em toda a região e, segundo a atualização feita nessa segunda-feira, 8, a DRS de Ribeirão Preto estava com 66,7% de ocupação nas UTIs.

Ainda segundo a atualização feita pelo estado, são 66,7 mil casos confirmados de Covid-19 na região e 1,9 mil óbitos. Na variação semanal, houve uma queda de 4,2% nos casos e 8,2% nas mortes. 

Transmissão

A Diretoria Regional de Saúde de Ribeirão Preto (DRS) XIII também apresenta tendência de queda no nível de Rt, a taxa de transmissão de Covid-19segundo o SP Covid-19 Info Tracker, plataforma criada por cientistas e pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da USP (Universidade de São Paulo). A atualização foi feita nesta segunda-feira, 8. Desde o dia 15 de janeiro a taxa vem apresentando queda na região.

Segundo o levantamento do SP Covid-19 Info Tracker, a Rt na região de Ribeirão ficou em 0,63 ontem, já na atualização feita no dia 1º de fevereiro, a taxa estava em  0,83. O número está abaixo da Reta Limite de Reprodução do Vírus e representa a sexta menor em todo o Estado de São Paulo. O pico na taxa de transmissão na região foi registrado no dia 15 de janeiro, de 1,72.

A região de Ribeirão está em 17º lugar no ranking das regiões com maior taxa de transmissão. 


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: