Parceria entre Expresso Riso e a Santa Casa de Ribeirão leva alegria a pacientes com Covid-19

Parceria entre Expresso Riso e a Santa Casa de Ribeirão leva alegria a pacientes com Covid-19

Interação é feita ao vivo, por vídeo chamada, com o auxílio de um tablet acoplado em um boneco

O Expresso Riso, em parceria com a Santa Casa de Ribeirão Preto, promoveu uma interação, ao vivo, entre palhaços do grupo e pacientes com Covid-19 em tratamento no hospital. A ação, que aconteceu na última semana, foi feita por meio de vídeo chamada, realizada com o apoio de um tablet acoplado em um boneco. À ocasião, cinco pacientes foram atendidos, além dos profissionais que atuam no setor. A ideia de estabelecer essa conexão surgiu para aplacar o sentimento de solidão causado pelas limitações de visitas presenciais nas unidades de internação durante a pandemia. Primeiro hospital a receber o projeto, a Santa Casa criou uma estrutura adequada para essa dinâmica, seguindo rigorosos protocolos de higienização e normas sanitárias.
Segundo o diretor do grupo, Pérsio Silva, desde março, o grupo continua com as ações nos hospitais, mas à distância, com vídeos gravados e enviados aos pacientes e aos profissionais. A partir do desejo de trocar informações e de estabelecer um contato mais próximo, porém seguro, nasceu o projeto do boneco interativo. “Estamos felizes com o resultado. Poder proporcionar um momento lúdico foi muito importante para todos nós”, ressalta Silva. De acordo com a coordenadora do serviço de Psicologia da Santa Casa, Maria Augusta Rosa (CRP: 86288), a experiência de estar em uma ala de tratamento da Covid-19 é muito forte, seja para o paciente ou para o profissional. “Com essa ação, conseguimos um alívio da ansiedade e de tensões. O ambiente ganhou leveza. Vimos sorrisos nas expressões dos pacientes”, destaca. 
O Expresso Riso atua na Santa Casa de Ribeirão desde 2009, sempre trabalhando em dupla ou trio nas visitas aos pacientes.  O diretor do grupo reforça que “o objetivo é fazer a diferença na vida dos pacientes através do humor e da arte do palhaço”. Para a realização do projeto, foi necessário o apoio de toda a equipe multiprofissional que atende no setor Covid, além da administração e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: