População poderá fazer pré-cadastro para vacinação contra a covid-19

População poderá fazer pré-cadastro para vacinação contra a covid-19

Governo do Estado de São Paulo lança site “Vacina Já” para a possibilidade de pré-cadastro da imunização contra o novo Coronavírus

O Governo do Estado de São Paulo lançou o site Vacina Já, que será usado como ferramenta para agilizar os atendimentos nos locais de vacinação no estado. Os grupos prioritários na primeira etapa são os profissionais de saúde e indígenas. 

É importante destacar que esse pré-cadastro não serve como agendamento, mas garante atendimento mais rápido nos locais indicados para que ocorra a campanha da vacinação contra a  covid-19, evitando a formação de aglomerações.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello afirmou que a vacinação será iniciada em todo país a partir de hoje, 18, "acho que podemos começar hoje até o fim do expediente, a partir das 17h", declarou.

Em Ribeirão Preto, a previsão é que a vacinação comece amanhã, 19.  Segundo a prefeitura, a cidade já está preparada e capacitada para a logística das estratégias traçadas. A aplicação das doses será iniciada no HC Ribeirão, que deve receber as doses no final da tarde desta segunda-feira, 18. Serão 6.520 doses e 3.260 profissionais vacinados. 

A vacina do Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, começou a ser aplicada neste domingo, 17, no estado. Jéssica Camargo, de 30 anos, foi a responsável por aplicar as primeiras doses da Coronavac no Brasil. 

Ao vacinar a colega de profissão, Mônica Calazans, de 54 anos, Jéssica afirma que lembrou de todos os profissionais que se mantiveram na linha de frente contra a covid-19 nos últimos meses. 

Sem obrigação

O pré-cadastro no site Vacina Já não é obrigatório e, quem não conseguir fazer o cadastro poderá receber a vacina, conforme o calendário de grupos prioritários. É importante apenas fazer o cadastro na unidade de vacinação.  

A maior parte dos profissionais na área da saúde, receberão essa dose em seus locais de trabalho. 

A última atualização do Coronavírus em Ribeirão Preto, foi na sexta-feira, 15. Quando a cidade ultrapassou 2.752 casos confirmados da doença.

 

*Texto: Marissa Mendonça (Com supervisão de Raissa Scheffer)


Foto: Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar: