Prefeitura acata flexibilização do Plano SP em Ribeirão e mantém Fase de Transição

Prefeitura acata flexibilização do Plano SP em Ribeirão e mantém Fase de Transição

Município informou que acompanha com atenção os indicadores e que não descarta medidas mais rígidas

A Prefeitura de Ribeirão Preto informou que irá acatar a prorrogação da Fase de Transição do Plano São Paulo, determinada pelo governo estadual nesta quarta-feira, 19.

Em nota, o governo municipal ressaltou que que acompanha, em tempo real a situação da pandemia no município e que seguirá as orientações da Secretaria de Saúde.  

"Importante ressaltar que as orientações podem mudar caso os índices indiquem necessidade de medidas mais restritivas", informou a Prefeitura. O Portal Revide questionou o Executivo sobre a possibilidade de um lockdown, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Flexibilização 

O governador João Doria (PSDB) anunciou a prorrogação da Fase de Transição até o dia 31 de maio, em todo o Estado de São Paulo. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 19, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

As novas regras passam a valer a partir do sábado, 24. A única diferença em relação às regras divulgadas no dia 7 de maio será a ampliação da capacidade máxima de ocupação dos estabelecimentos de 30% para 40%.

A partir do dia 1º de julho medidas mais flexíveis devem ser adotadas, como o funcionamento das atividades comerciais até as 22h e o aumento para 60% da capacidade máxima de lotação. Em paralelo à nova fase, o governo de São Paulo também anunciou o início de um novo programa de testagem rápida de Covid-19 da população. 

Horários da Fase de Transição:

Comércio: das 6h às 21h.

Restaurantes e similares: das 6h às 21h

Salões de beleza e barbearia: das 6h às 21h

Atividades culturais: das 6h às 21h

Academias: das 6h às 21h

Parques: das 6h às 18h

- Ocupação máxima de 40% dos estabelecimentos

Toque de recolher: das 21h às 5h

Situação

Segundo o Palácio dos Bandeirantes, a manutenção da Fase Emergencial se deve a uma estabilização do número de novos casos e mortes em todo o Estado. Contudo, a situação é diferente em Ribeirão Preto. Na segunda-feira, 17, a  Secretaria Municipal da Saúde emitiu um alerta sobre o crescimento muito acentuado de novos casos e internações por Covid-19 no município. 

"As medidas de restrição que, estão sendo persistentemente solicitadas por todas as autoridades sanitárias no Brasil e em Ribeirão Preto e parcialmente respeitadas pela população levam, mais uma vez a esta situação. [...] Por fim, reforçamos a necessidade do respeito à proteção individual, o uso de máscara e a higienização das mãos.  Sobretudo, necessitamos da colaboração de todos para evitarem aglomerações, para com estas medidas, possamos avançar na vacinação na nossa cidade", alertou a Secretaria de Saúde. 


Imagem: Revide

Compartilhar: