Prefeitura anuncia que irá obedecer reclassificação do Plano São Paulo

Prefeitura anuncia que irá obedecer reclassificação do Plano São Paulo

Secretário de Governo, Antonio Daas Abboud, diz que bares poderão funcionar, desde que exerçam função de restaurante

Ribeirão Preto vai seguir a reclassificação anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo para a região da DRS XIII nesta sexta-feira, 15. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira, 15, o secretário de Governo, Antonio Daas Abboud, o secretário da Casa Civil, Ricardo Aguiar, e do chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Daniel Cardoso de Almeida e Araújo.

O secretário de Governo lamentou a reclassificação para a fase laranja e disse que acreditava na manutenção da fase amarela, tendo em vista que o município de Ribeirão Preto aumentou a disponibilidade dos leitos de UTI Covid. Mas, como a classificação é feita com base em dados regionais e algumas cidades da região estão com ocupação mais elevada -como é o caso de Serrana, que foi colocada na lista de alerta do estado, com ocupação acima dos 80% nas UTIs Covid- toda a DRS XIII terá de seguir as regras da fase laranja. 

Antonio Daas Abboud esclareceu que todos os estabelecimentos da cidade poderão funcionar, desde que respeitando horários e fluxo de clientes determinados no Plano SP: oito horas por dia de funcionamento, até o limite de 20h e com capacidade de 40% de atendimento. Ainda segundo ele, até os bares, que são proibidos de abrir na fase laranja do Plano SP, poderão funcionar desde que exerçam a função de restaurantes, "com clientes sentados, mesas com distanciamento e sem atendimento no balcão. Muitos estabelecimentos são denominados bares e restaurantes, por isso é difícil fazer essa diferenciação em Ribeirão. Por isso, os locais poderão funcionar, desde que sem aglomeração, sem clientes em pé, sem pista de dança. E com respeito aos horários de funcionamento", diz.

Ainda segundo o secretário, eventos também poderão ocorrer, desde que até as 20h e respeitando o distanciamento. Ele também destaca que estão permitidos o funcionamento de clubes, salões de beleza, academias, clinicas de estética. "Nenhum estabelecimento será proibido de funcionar, desde que respeite as regras"

Veja as regras do estado.:

Fase Laranja

- Atividades permitidas para todos os setores;

- Capacidade limitada de 40% de ocupação para todos os setores;

- Funcionamento máximo de estabelecimentos limitado a 8 horas por dia;

- Atendimento presencial em bares em bares pode ocorrer, desde que com desempenho da função de restaurante;

- Restrição de atendimento presencial até as 20h em todos os estabelecimentos


Imagem: Reprodução Facebook / Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Galeria de imagens

Compartilhar: