Prefeitura de Ribeirão Preto faz alerta para riscos de surto de Covid-19 nas escolas
É recomentado fortemente o uso correto de máscaras em todos que que utilizem do ambiente escolar

Prefeitura de Ribeirão Preto faz alerta para riscos de surto de Covid-19 nas escolas

Nas últimas semanas, houve aumento de casos confirmados em colégios públicos e privados da cidade

Por conta do aumento nos casos de Covid-19 nas escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto, indicando o aumento da circulação do vírus, a prefeitura divulgou uma nota para alertar a todos sobre possíveis surtos da doença. De acordo com o alerta epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde, o cenário torna-se mais preocupante diante da forte possibilidade de subnotificação dos casos, já que muitos pacientes realizam autotestes e não procuram os serviços de saúde para avaliação médica e nem para a realização de exame confirmatório.

Mesmo com o avanço da vacinação, e consequentemente redução da incidência de casos, estabilização das internações hospitalares e redução da ocupação de leitos em unidades de terapia intensiva, o objetivo do alerta é garantir a segurança de alunos, professores e servidores. A comunidade escolar e as famílias deverão manter canais de comunicação abertos, jamais permitindo que indivíduos sintomáticos respiratórios ou que possam apresentar sintomas de outras doenças possivelmente infectocontagiosas frequentem o ambiente escolar.

"É sabido que os sinais e sintomas da Covid-19 podem ser confundidos com uma série de outras doenças comuns, principalmente, no período do outono-inverno que marca a sazonalidade do vírus influenza e do vírus sincicial respiratório, o que torna o seu diagnóstico ainda mais desafiador", diz a nota.

O que fazer

A Secretaria Municipal da Saúde orienta que as escolas devem notificar imediatamente à Vigilância Epidemiológica Distrital quando tiver conhecimento de dois ou mais casos de Covid-19 (suspeitos e/ou confirmados) ocorridos entre alunos, professores ou funcionários, em intervalo de tempo menor ou igual a 14 dias, conforme orientações do protocolo municipal disponível no site.

A unidade de saúde também deverá recomendar o afastamento das atividades e isolamento domiciliar de casos suspeitos e confirmados de Covid-19, seguindo o mesmo protocolo vigente.

Com o objetivo de evitar a disseminação da doença e a ocorrência de surtos, com prejuízos à educação, é recomentado o uso correto de máscaras em todo ambiente escolar, para todos os alunos (com 2 anos ou mais, com exceção das contraindicações formais ao uso de máscara), professores, funcionários e visitantes, independente do estado vacinal, juntamente com a vacinação para proteção contra à Covid-19.

*Com informações dadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto 


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: