Prefeitura de Ribeirão Preto também prorroga quarentena até o dia 31 de maio

Prefeitura de Ribeirão Preto também prorroga quarentena até o dia 31 de maio

"A decisão do governo do Estado nos impede de qualquer flexibilização", disse Nogueira durante anúncio

A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou que também vai prorrogar a quarentena na cidade, até o dia 31 de maio. "Quero abrir? Quero. Posso? Não", disse o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira, 8 de maio. 

O prefeito declarou, que segundo a Justiça, as regras nos municípios podem ser somente mais restritivas em relação as do governo estadual, e não mais brandas. O decreto compatibilizando a ampliação do isolamento social do município com a do Estado, foi publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira.

“Por força de lei, não podemos ser menos restritivos do que o governo do estado, apenas mais restritivos. Não posso decretar a retomada das atividades econômicas, para além das que já estão regulamentadas, sob pena de o Ministério Público recorrer à Justiça e conseguir a suspensão dessa decisão, a exemplo do que já aconteceu anteriormente”, justificou.

Ainda segundo Nogueira, Ribeirão Preto fez a "lição de casa" no combate ao coronavírus. "Adotamos todas as medidas necessárias para evitar uma crise na cidade, inclusive antes do próprio governo estadual, o que nos coloca numa situação bastante distinta do que vivem outros municípios, como a capital, por exemplo. Não se pode tratar de maneira igual os desiguais e é nesse sentido que pretendo sugerir estratégias, com base em dados técnicos”, declarou.

Até o início da tarde, Nogueira e outros sete prefeitos estavam reunidos com o governador João Doria (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Após a reunião, o governador concedeu coletiva para anunciar que a quarentena seria prorrogada em todo o Estado.

"Queria dar uma notícia diferente, mas o cenário é desolador: teremos que prorrogar a quarentena até o dia 31 de maio", declarou Doria. Inicialmente, as primeiras medidas de relaxamento da quarentena estavam programadas para a próxima segunda-feira, 11.

Com isso, a partir da próxima segunda-feira, os prefeitos terão reuniões semanais com o governador. "Eu e a equipe de Ribeirão Preto levaremos sugestões de protocolos sanitários calcadas nas de Nova Iorque, com opções de redução de restrição econômica, mantendo a preocupação com a vida em primeiro lugar, mas sem perder de vista a saúde econômica de nossas cidades”, disse o prefeito.

Nogueira adiantou que uma das primeiras sugestões que deu ao governador foi sobre a transferência de doentes da Capital para o interior. "Não vamos deixar de receber doentes de outras regiões do estado. Mas eu vou defender de que eles não sejam pacientes com Covid-19, transfere quem precisa de leitos e abre um leito de Covid-19 para o cara lá na capital", afirmou.

Como fica

Ficou para o dia 31 de maio, em caráter facultativo, a reabertura do comércio, incluindo shoppings. Os estabelecimentos deverão respeitar as medidas de distanciamento entre pessoas, fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos funcionários e com horário de funcionamento apenas de segunda à sexta-feira.

A reabertura de bares, igrejas e templos religiosos, cinemas, teatros e locais de entretenimento ainda fica mantida para o dia 8 de junho.

"Morte de empresas"

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp), Paulo Cesar Garcia Lopes, acompanhou a coletiva realizada no Palácio do Rio Branco. Segundo o empresário, há uma frustração em toda a classe e um temor em decorrência das demissões e possíveis pedidos de falência. Lopes alega que o governador não acatou as recomendações propostas pelos lojistas.

"Com certeza, teremos uma morte de empresa impressionante. Até semana passada, o Sebrae estimativa 600 mil empresas fechando as portas no Brasil. É um número muito sério e que demora para se recuperar", lamentou o empresário.

Boletim epidemiológico

Durante a coletiva na Prefeitura também foi divulgado o Boletim Epidemiológico desta sexta-feira. São 343 casos confirmados na cidade, com oito óbitos. Ao todo foram 1.748 notificações e 994 casos descartados. Não há dados sobre curados na cidade. Em todo Estado de São Paulo, 3.412 pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus.

* Matéria atualizada às 19h44 de sexta-feira, 8 de maio de 2020


Foto: Paulo Apolinário

Compartilhar: