Prefeitura divulga dados conflitantes sobre número de leitos em Ribeirão Preto

Prefeitura divulga dados conflitantes sobre número de leitos em Ribeirão Preto

Dados da Secretaria de Saúde sobre ocupação de leitos apresentaram diferença de 14% em relação a informações fornecidas por hospitais

A Prefeitura de Ribeirão Preto tem divulgado dados conflitantes em relação ao número de leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19 na cidade. Isso porque, os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, com base nos dados do governo estadual, não condizem com outras base de dados e nem com as informações disponibilizadas pelos próprios hospitais.

Atualmente, a lei 14.478, de junho de 2020, determina que os hospitais informem diariamente à Secretaria Municipal de Saúde a quantidade de leitos disponíveis para o tratamento da Covid-19.

O texto foi sancionado pelo prefeito no dia 4 de junho, mas, desde então, a Prefeitura segue dependendo dos dados divulgados pelo Governo do Estado de São Paulo referente à ocupação de leitos.

De acordo com a assessoria do vereador Marcos Papa (CID), autor da lei, a proposta surgiu da dificuldade, assumida pela própria Secretaria de Saúde, em conseguir e centralizar os dados de todos os hospitais. O gabinete do vereador declarou que, segundo os hospitais, as informações estão sendo encaminhadas ao Executivo corretamente. Contudo, devido às divergências nos números apresentados, irão encaminhar um ofício à Secretaria de Saúde para confirmar se a lei está sendo cumprida.

Na segunda-feira, 28, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou que 98,2% dos leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) estavam ocupados na cidade, restando apenas três vagos. Logo após o anúncio, hospitais da cidade questionaram a informação. Naquele dia, o Hospital Ribeirânia, por exemplo, atingiu 80% de lotação.

Segundo levantamento feito pelo LeitosCovid.org, plataforma que atualiza em tempo real um banco de dados com base nas informações divulgadas pelos hospitais na cidade, o pico de ocupação de leitos em Ribeirão Preto foi de 84%.

Segundo dado mais recente divulgado pelo Governo do Estado, e replicado pela Prefeitura de Ribeirão Preto, até a final da tarde de terça-feira, 30, o município possuía 156 leitos de CTI ocupados. Dos 167 exclusivos, 11 estariam vagos. Uma ocupação de 93,4%. Já dos 250 leitos de enfermaria, 205 estariam ocupados — uma taxa de 82% de lotação.

Porém, segundo o LeitosCovid.org, a cidade apresenta ocupação de 83,9% nos leitos de CTI, sendo 26 leitos vagos, e ocupação de 64,4% nos leitos de enfermaria, com 80 vagos. O site indica que o município possui, ao todo, 162 leitos exclusivos de CTI para Covid-19 e 225 de enfermaria. Outra informação que eles trazem, que não é divulgada pelo governo, é a quantidade de respiradores em uso. No momento, 108 pessoas estão respirando com a ajuda desses aparelhos na cidade.

Mais transparência

Enquanto a lei do vereador Papa fornece os mecanismos para a Prefeitura obter as informações dos hospitais, o projeto de lei do vereador Lincoln Fernandes (PDT) exige que o município os divulgue de maneira transparente.

O texto de Fernandes recebeu veto parcial, que foi acatado na sessão de terça-feira, 30, mas manteve o seu conteúdo. Com o projeto, a Prefeitura fica obrigada a divulgar o número de leitos de UTI em cada unidade de saúde credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o número de pacientes infectados e que já receberam alta.

O veto da Prefeitura foi em relação ao local que os dados seriam divulgados. O parlamentar exigia que eles fossem informados no Boletim Epidemiológico, junto com o número de casos. Porém, o governo declarou que, com isso, o Legislativo estaria adentrando à esfera do poder Executivo.

"Acrescentamos que a Secretaria Municipal da Saúde está trabalhando para divulgação do censo sobre leitos disponíveis diariamente em sua página", escreveu o governo na justificativa do veto parcial. A redação final do texto segue agora para sanção do prefeito.

Prefeitura e Estado

Questionada sobre a diferença no número de leitos informados pelo prefeito durante transmissão ao vivo, na última segunda-feira, e os dados dos hospitais, a Secretaria de Saúde respondeu com a seguinte nota:

“Os dados sobre leitos e ocupação são fornecidos pelo sistema Censo Covid da SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE, tanto leitos públicos quanto particulares”, escreveu a pasta, ressaltando em letras maiúsculas que os responsáveis pelos dados não eram eles.

Contudo, como informado pela assessoria do vereador Marcos Papa, com a lei  14.478 sancionada, os hospitais da cidade já estariam encaminhando as informações atualizadas ao governo. O texto determina que os dados devem ser repassados diariamente e devem conter o número de pacientes de Covid-19, tanto os suspeitos quanto os confirmados internados em leitos de enfermaria e CTI, além de altas e óbitos. 

Portanto, com base na resposta fornecida pela própria Secretaria, o Portal Revide questionou novamente a pasta sobre o porquê de ainda depender dos dados estaduais, sendo que já possuiria os dados atualizados dos hospitais no município. Porém, a Secretaria ainda não se pronunciou sobre o assunto até o fechamento desta matéria. A reportagem também questionou a Secretaria da Saúde do governo do Estado, mas também não obteve uma resposta até a conclusão desta matéria.

Por ter que consolidar dados tanto de hospitais estaduais, quanto municipais e particulares, há uma defasagem em relação aos dados fornecidos pelo governo do Estado. Para se ter uma ideia, segundo número extraído na tarde desta quarta-feira, 1º, do boletim elaborado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), responsável por contabilizar os casos em todo o Estado, Ribeirão Preto possui 3.957 casos confirmados de Covid-19. Quando, segundo informações da Prefeitura, o município registra 5.001 casos. As mortes, contudo, coincidem, sendo 156 até o momento.

Plataforma digital

Exatamente o que é solicitado no projeto de lei é feito pela plataforma LeitosCovid.org. Atualizado em tempo real, o site divulga dados fornecidos diretamente pelos hospitais por meio de um sistema automatizado.

Segundo Kim Morise, gerente executivo de Inovação do Grupo Bild e Vitta, responsável pelo projeto, a iniciativa nasceu de um grupo de empresários que estavam preocupados com os impactos negativos da pandemia na cidade, além da dificuldade do poder público em consolidar e divulgar essas informações de maneira clara.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, eles entraram em contato com a Secretaria de Saúde e, assim como a assessoria do vereador Marcos Papa, também ouviram do secretário Sandro Scarpelini que o Executivo tinha dificuldade em centralizar as informações, que eles possuíam apenas uma "fotografia" do que estava acontecendo na cidade.

Com isso, a empresa forneceu todo o suporte tecnológico e de investimentos para criar um sistema simples, de modo a facilitar a transmissão da informação pelos hospitais.

"Não há interesse comercial por nossa parte, desenvolvemos de forma gratuita e com código aberto para poder ser escalável para outros estados e municípios", declarou Morise.

No site, é possível encontrar a taxa de ocupação dos leitos na cidade, tanto os de Covid-19 quanto os normais. É possível, também, observar a ocupação por hospital e por região da cidade. Como explicado por Morise, o site é aberto ao público e possui uma página com informações necessárias para que outros programadores repliquem a ideia em outras cidades e estados.

“Uma das visões da empresa não é só o segmento econômico, mas o que a gente pode trazer de legado para as nossa vidas em um cunho mais social", concluiu o diretor.

Leia mais:

Região de Ribeirão Preto receberá 34 respiradores do governo estadual


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: