Prefeitura estima que 160 mil pessoas tiveram contato com a Covid-19 em Ribeirão

Prefeitura estima que 160 mil pessoas tiveram contato com a Covid-19 em Ribeirão

Fila de exames represados começa a ser reduzida; já são 16,5 mil casos confirmados na cidade

Durante transmissão ao vivo nas redes sociais, nesta segunda-feira, 10, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), divulgou uma estimativa que cerca de 23,5% da população do município pode ter contraído a Covid-19, o que corresponde a 166 mil pessoas.

Segundo Nogueira, estudos recentes indicam que número real de pessoas que tiveram contato com o coronavírus pode ser até 10 vezes maior que o número oficial de confirmados."Isso não garante que está tranquilo, porque temos 80% da população que não teve contato coma doença", acrescentou o secretário de Saúde, Sandro Scarpelini.

No dia 17 de junho, um estudo realizado pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, apontou que cerca de 17 mil pessoas tiveram contato com o coronavírus em Ribeirão Preto. Na ocasião, a quantia representava cerca de 1,2% da população.

Casos e mortes

De acordo com o boletim epidemiológico desta segunda-feira, 10, foram confirmados mais dois óbitos e 272 casos confirmados. Ao todo, são 443 mortes, 16.544 casos confirmados, 39.862 casos notificados e 18.576 casos descartados.

As mortes notificadas nesse boletim ocorreram entre o dia 7 e 8 de agosto:

O boletim dessa segunda-feira também mostrou que o número de exames represados começa a apresentar queda. Na última semana, eram cerca de 6 mil exames que aguardavam resultado. No momento, são 4.742. Segundo o secretário Sandro Scarpelini, essa fila deverá ser zerada nas próximas 48 horas.

Com isso, o número de casos deverá subir nos próximos dias. Contudo, a média móvel, indicador considerado o mais confiável para se aferir a evolução da doença, mostra uma queda no número de novos casos. O gráfico divulgado pela Secretaria de Saúde mostra que Ribeirão Preto teria passado pelo "pico" da doença.

"Coisa de maluco"

O prefeito Duarte Nogueira deu uma "bronca" nas pessoas que tem se aglomerado e saído de casa sem necessidade. Como exemplo, Nogueira citou uma festa clandestina que foi encerrada pela Guarda Civil Metropolitana no domingo, 9.

A festa seria realizada em uma chácara no bairro Salgado Filho. As cerca de 200 pessoas que estavam no local foram orientadas a retornarem para suas casas."Coisa de maluco, de gente irresponsável. Que não tem zelo com a própria vida nem com a dos familiares. A quarentena não acabou, ela precisa ser ainda mais cuidadosa agora", frisou o chefe do Executivo.

O prefeito também comentou sobre as aglomerações registradas no sábado, 8, no Centro de Ribeirão Preto. "A última vez que isso aconteceu, foi no dia 1º de junho e vimos o número da Covid-19 evoluir a chegarmos com 99% da taxa de ocupação de UTI", comentou. 

Nogueira ainda "lavou as mãos" sobre a possibilidade de regressão da região para uma fase mais restritiva do distanciamento social. Ele afirmou que o Executivo tem feito o possível para manter a cidade na Fase Amarela, e que a responsabilidade por uma eventual regressão será dos cidadãos que não cooperaram com o distanciamento social. "A responsabilidade é sua que não está agindo corretamente", criticou o prefeito.

Leitos

Segundo a plataforma leitoscovid.org, atualizada às 17h desta segunda-feira, 71,9% dos 239 leitos UTI Covid-19 da cidade estão ocupados. Já os leitos enfermaria Covid-19, estão com uma ocupação de 60,9% dos 266 disponíveis para uso. Até o fechamento dessa matéria, 143 respiradores estavam uso.

Hospitais públicos
UTI: 76,2% de ocupação
Total: 122 – sendo que 93 estão em uso.
Disponíveis: 29 leitos
Respiradores em uso: 89

Enfermaria: 80,8% de ocupação
Total: 94 – sendo que 76 estão em uso.
Disponíveis: 18 leitos 
Respiradores em uso: 4

Hospitais privados
UTI: 63,9% de ocupação
Total: 105  – sendo que 67 estão em uso.
Disponíveis: 38 leitos
Respiradores em uso: 50

Enfermaria: 48,6% de ocupação
Total: 150 – sendo que 73 estão em uso.
Disponíveis: 77 leitos
Respiradores em uso: 0

Leia mais:

Morre por Covid médico que participou de separação das gêmeas no HC

Após cinco anos, UPA Norte é inaugurada em Ribeirão Preto

Centro de Ribeirão registra aglomerações no primeiro dia de retorno do comércio
 


Imagem: Revide

Compartilhar: