Após cinco anos, UPA Norte é inaugurada em Ribeirão Preto

Após cinco anos, UPA Norte é inaugurada em Ribeirão Preto

Unidade de Pronto Atendimento "Nelson Mandela", atenderá população dos bairros Quintini, Simioni e adjacências

Após cinco anos de espera, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) "Nelson Mandela", a UPA Norte, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 10, em Ribeirão Preto. O hospital está localizado na Avenida General Euclides Figueiredo, no bairro Adelino Simioni.

A UPA atenderá a região formada pelos bairros Quintino Facci, Simioni e adjacências. O prédio comportará leitos de retaguarda, sala de medicação, inalação adulto e infantil, curativos, Raio-X, eletrocardiograma, sala para serviço social, duas salas para classificação de risco, quatro consultórios pediátricos e cinco para clínica médica.

A unidade também terá farmácia, arquivo e dois quartos para isolamento, área para ambulância, sala de urgência, sala de higienização, setor de pronto atendimento, quatro consultórios adultos com sala de observação e posto de enfermagem, quatro consultórios infantis com sala de observação e posto de enfermagem, salas para direção, administração, reuniões, refeitório, copa, área para armazenagem de materiais, instalações para o SAMU e instalações para depósito de resíduos.

“A UPA Norte terá também laboratório de análises clínicas e equipamento de ultrassom de emergência, inovação adotada em unidades de emergência de países da Europa e América do Norte, onde o próprio médico emergencialista faz o ultrassom do paciente, diminuindo o tempo de diagnósticos, que passam a ser mais rápidos e mais aprimorados”, complementou Nogueira.

Atrasos

 A obra teve início em 2014, na gestão da ex-prefeita Dárcy Vera, e possuía previsão inicial de entrega para junho de 2015. O serviço acompanhou um momento de crise nacional e, em específico, de Ribeirão Preto. Com poucos recursos, a obra atrasou e foi paralisada em 2016, com 60% do serviço entregue. 

Ao assumir o cargo, em 2017, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) garantiu que a obra seria entregue. Enfrentando dificuldades com a burocracia e problemas de caixa, a atual gestão também enfrentou atrasos.

Em novembro de 2019 foi realizada uma nova licitação e a Atlântica Construções foi a empresa escolhida para dar continuidade às obras pelo valor de R$ 1,9 milhão.

UBDS desativada

Com a inauguração da UPA Norte ,, no próximo dia 10 de agosto, os atendimentos da Unidade Básica de Distrital de Saúde (UBDS) Dr. Sergio Arouca, no Quintino Facci II, foram desativados no último sábado, 8, e passaram para a nova unidade de saúde.

Segundo a Prefeitura,a estrutura da UBDS abrigará outras atividades médicas que não sejam urgência e emergência. O projeto está em fase de elaboração e em breve será implantado na unidade de saúde.


Foto: Alexandre de Azevedo/ Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: