Prefeitura suspende Carnaval de rua em Ribeirão Preto

Prefeitura suspende Carnaval de rua em Ribeirão Preto

Medida foi adotada em respeito às vítimas da Covid-19 e busca evitar terceira onda da doença na cidade

Em respeito às mais de três mil vítimas fatais de Covid-19 e como forma de prevenir o avanço da doença na cidade, que pode causar uma terceira onda de contaminação, a prefeitura de Ribeirão Preto anunciou nesta sexta-feira, 3, a suspensão das festas de Reis e do Carnaval de rua de 2022. 

“Temos visto que os números da Covid-19 estão crescendo na Europa e em outros lugares do mundo. O que nós temos são dois meses de vantagem de uma estrutura organizada de vacinação, de cautela e de prevenção para que possamos nos proteger de uma possível nova onda”, informou o prefeito Duarte Nogueira.

A cobertura vacinal de Ribeirão Preto contra Covid-19 alcançou alta taxa de adesão em todas as faixas etárias, mas alguns grupos da população ainda precisam voltar aos postos de saúde para receber a segunda dose e, assim, completar o ciclo de imunização.

“É importante que a população se mobilize para informar àqueles que ainda estão resistentes em tomar a vacina e àqueles que não completaram seu ciclo de vacinação para que procurem as unidades de saúde e tomem o imunizante, para que possamos avançar no controle e prevenção da COVID-19”, disse o chefe do Executivo.

O prefeito ainda complementou que a suspensão das festas de rua é necessária para evitar a concentração de visitantes de vários lugares na cidade. “Assim, também evitaremos sobrecarga nas nossas estruturas de saúde e estresse nos profissionais que atuam na linha de frente. Além disso, se fizermos nossa lição de casa agora, vamos evitar o prejuízo do abre e fecha das atividades econômicas de Ribeirão Preto”, finalizou.

Câmara

Ainda em novembro, a Câmara Municipal dos Vereadores de Ribeirão Preto aprovou, uma indicação que exigia a suspensão dos desfiles, blocos de rua e festejos públicos no carnaval de 2022. A indicação foi feita pelo vereador Elizeu Rocha (PP), que afirmou estar de acordo com outras prefeituras.

“O nosso propósito está em linha com diversas prefeituras do país que decidiram cancelar o carnaval para proteger a vida e também o retorno à ‘normalidade’ que recentemente pudemos experimentar”, afirmou.

Segundo ele, a queda no número de casos e mortes mostram os efeitos positivos da vacinação na população. No entanto, o vereador ressalta que “não podemos deixar de considerar que a plena eficácia da vacina é contestável, afinal, há aquelas que bastariam apenas uma dose e agora precisa de reforço. Há outras que precisariam de duas doses e já estamos na terceira”, pontuou.

Rocha destaca ainda que é completamente favorável a vacina, mas que as mudanças de posicionamento das autoridades sanitárias sobre a frequência e periodicidade da imunização demonstram que a ciência não está tão segura quanto gostaríamos. “A Covid-19 já causou cicatrizes severas e, por isso, não podemos deixar que outras sejam formadas”, declarou.

Na região

Em Brodowski, no dia 22 de novembro, a Prefeitura do município anunciou por meio de um comunicado oficial que não vai realizar o “Carnaval Alegria – Edição 2022” e que todos os investimentos que seriam utilizados nas festividades serão aplicados em melhorias do município.

“A Administração Municipal, através das Secretarias responsáveis pelo evento, entende que apesar da doença estar controlada na cidade, as famílias brodowskianas ainda estão enlutadas pelas perdas de seus entes queridos durante a pandemia e que a decisão tem como objetivo minimizar as chances de surgimento de uma nova onda de Covid-19 no município”, diz o comunicado.

Também no dia 22, o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, anunciou em vídeo publicado nas redes sociais oficiais que a Prefeitura de Franca não irá promover os eventos de Carnaval, em 2022. Para ele, apesar dos avanços da imunização, da média diária de novos casos abaixo de 20 e a retomada da economia, o momento ainda deve ser de prudência e cautela. 

"Respeito a tradição e a comunidade do carnaval, mas, repito, ainda precisamos ter cautela. Portanto, definimos que a Prefeitura não irá realizar eventos de carnaval no ano que vem. Como é uma decisão pensando na saúde pública, vamos priorizar os recursos que seriam utilizados no carnaval para ações na saúde", declarou.

Confira as cidades da região de Ribeirão Preto que optaram por cancelar o carnaval:

Altinópolis;

Barrinha;

Brodowski;

Cajuru;

Cássia dos Coqueiros;

Dumont;

Franca;

Guaíra;

Guariba;

Guatapará;

Jaboticabal;

Luís Antônio;

Monte Alto;

Pitangueiras;

Pradópolis;

Sales Oliveira;

Santa Cruz da Esperança;

Santa Rosa de Viterbo;

Santo Antônio da Alegria;

São Simão.

 


Foto: Susanna Nazar

Compartilhar: