Região de Ribeirão Preto ultrapassa 200 mortes por Covid-19

Região de Ribeirão Preto ultrapassa 200 mortes por Covid-19

Na última semana, foram em média sete mortes por dia na região

A Direção Regional de Saúde (DRS) XIII, que contempla Ribeirão Preto e outros 25 municípios, atingiu o número de 211 mortes em decorrência da Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Até a manhã deste sábado, 27, a região registrava 6.355 casos confirmados da doença.

Na segunda-feira, 22, eram 4.872 casos e 158 mortes. Um aumento de 1.480 casos e 55 mortes. Uma média de quase sete mortes por dia.

Indicador importante

A quantidade de óbitos e de novos casos confirmados de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, foi o principal motivo que manteve a Direção Regional de Saúde (DRS) XIII, que contempla Ribeirão Preto e outros 25 municípios, na Faixa Vermelha no Plano São Paulo.

A informação foi confirmada durante entrevista coletiva do governador João Doria (PSDB) e de outros membros do governo estadual na sexta-feira, 26. Com isso, além do comércio varejista em geral, deverão manter as portas fechadas os shoppings centers, escritórios em geral, imobiliárias e concessionárias de revenda de veículos. Os indicadores da região serão avaliados novamente dentro de 14 dias, quando haverá o anúncio se a cidade avança ou permanece no mesmo estágio. 

Leitos

No final da tarde de sexta-feira, 26, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) informou que a DRS XIII chegou a 97% da capacidade de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da Covid-19.

Dos 167 leitos de UTI na região de Ribeirão Preto, 162 estão ocupados. Já para os leitos de enfermaria, dos 252 leitos exclusivos, 174 estão ocupados, taxa de ocupação de 67%.

"Estamos chegando muito próximo da nossa capacidade de UTI. Temos a previsão da abertura de leitos, mas se continuar a circulação do vírus, podemos chegar a um momento em que não podemos dar assistência adequada. E o que significa isso?  Significa o aumento de mortalidade", declarou o secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini.

Casos e mortes

Os dados foram extraídos de veículos oficiais das prefeituras dos municípios e cruzados com os dados disponíveis no balanço da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) para o Governo do Estado de São Paulo. O balanço leva em conta a data da notificação da morte e dos casos confirmados.

Não obstante, cada município possuí políticas distintas na divulgação do número de casos. Alguns municípios, como Ribeirão Preto, divulgam o sexo e a idade das vítimas fatais, outros não.

Ribeirão Preto: 4.385 casos confirmados e 134 mortes (até sexta-feira, 26)
Altinópolis: 19 casos confirmados
Batatais: 95 casos confirmados e 2 mortes
Barrinha: 120 casos confirmados e 6 mortes
Brodowski: 77 casos confirmados e 2 mortes
Cajuru: 21 casos confirmados e 2 mortes
Cassia dos Coqueiros: 9 casos confirmados
Cravinhos: 70 casos confirmados e 6 mortes
Dumont: 12 casos confirmados
Guariba: 200 casos confirmados e 2 mortes
Guatapará:  10 casos confirmados
Jaboticabal: 101 casos confirmados e 6 mortes
Jardinópolis: 116 casos confirmados e 9 mortes
Luiz Antônio: 31 casos confirmados e 1 morte
Monte Alto: 64 casos confirmados e 1 morte
Pitangueiras: 82 casos confirmados e 2 mortes
Pontal: 194 casos confirmados e 10 mortes
Pradópolis: 101 casos confirmados e 5 mortes
Santa Cruz da Esperança:  6 casos confirmados
Santa Rita do Passa Quatro: 39 casos confirmados e 2 mortes
Santa Rosa de Viterbo:  13 casos confirmados
Santo Antônio da Alegria: 7 casos confirmados e 2 mortes
São Simão: 24 casos confirmados e 1 morte
Serra Azul: 27  casos confirmados
Serrana: 127 casos confirmados e 10 mortes
Sertãozinho: 405  casos confirmados e 10 mortes


Imagem: Revide

Compartilhar: